27.3 C
Manaus
sábado, maio 11, 2024

Rosa Weber aceita indicação para Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul

Com sede no Paraguai, corte julga controvérsia entre países do bloco

Por

A ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber aceitou a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga de árbitra no Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A expectativa é de que ela ocupe a cadeira deixada por Ricardo Lewandovski, quando ele se tornou ministro da Justiça, em fevereiro deste ano. Lewandovski entrou no TPR em julho de 2023, e chegou a assumir a presidência do tribunal este ano.

O nome de Rosa Weber ainda precisa ser aprovado pelo Conselho do Mercado Comum do Sul.

Criado em 2002, com sede em Assunção, no Paraguai, o Tribunal do Mercosul, como é chamado, busca solucionar controvérsias entre os países integrantes do bloco, quando negociações prévias não forem bem-sucedidas, e os países concordem em submetê-las a julgamento pelo órgão arbitral.

A corte é composta por cinco árbitros, sendo um indicado por cada um dos Estados Partes, e um quinto juiz indicado por unanimidade entre os países. Além disso, para cada árbitro há um suplente. O período de mandato na corte é de dois anos.

*Fonte: Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Acompanhe também:

Mais de R$ 1 milhão será gasto pelo Governo de Roraima, através da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), que tem como governador Antônio Denaraium (PP), na contratação de uma empresa para serviços de perfuração de poços. O acordo feito entre o estado e a empresa não possui detalhes se os poços vão servir para o enfrentamento da estiagem, uma vez que Roraima está em situação de emergência devido a seca dos rios.

O contrato foi publicado no Diário Oficial de Roraima na última semana, apesar de ter sido assinado em 5 de março. De acordo com o extrato nº 015/2024, a contratação é para a “a execução dos eventuais serviços de perfuração de poços tubulares em áreas sedimentadas e/ou áreas de rochas cristalinas, no município de Boa Vista e no interior do estado de Roraima”.

Leia mais: Governo Denarium vai gastar mais de R$ 1 milhão em mais um processo licitatório sem transparência

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -