28.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Cenário mostra aumento de Roberto Cidade e diminuição no percentual de Amom Mandel e David Almeida, aponta Direto ao Ponto Pesquisas

A pesquisa foi registrada no TSE com o número AM-00707/2024. Ao todo, 1.000 eleitores foram entrevistados entre os dias 1 e 5 de maio, na capital

Por

Em uma nova pesquisa espontânea para o pleito de 2024, divulgada nesta quarta-feira (8), os pré-candidatos David Almeida (Avante), aparece com 11,3% das intenções de votos, Amom Mandel (Cidadania) em segundo com 8,5%, e Roberto Cidade (União Brasil) com 4,5%, na terceira posição, conforme o Instituto Direto ao Ponto Pesquisas.

No atual cenário, o deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB), registrou um crescimento de 12,5% na corrida eleitoral. Enquanto isso, o deputado federal Amom Mandel e o prefeito de Manaus, David Almeida, seguem decrescendo nas pesquisas.

A pesquisa, contratada pelo Direto ao Ponto Pesquisas, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-00707/2024. Ao todo, 1.000 eleitores foram entrevistados pessoalmente em seis zonas eleitorais, entre os dias 1 e 5 de maio deste ano, na capital do Amazonas. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95,5%.

Cenário espontâneo

Além de David Almeida (Avante), registrando 11,3%, Amom Mandel (Cidadania) com 8,5%, e Roberto Cidade (União Brasil), que obteve 4,5%, Capitão Alberto Neto (PL) ocupa a quarta posição, alcançando 3,1%, seguido por Marcelo Ramos (PT) com 1,2%, Wilker Barreto (Mobiliza) com 0,7% e Maria do Carmo Seffair (Novo), também com 0,7%.

Os eleitores indecisos, que não sabem ou não responderam em qual pré-candidato pretendem votar, representam 65,4%, enquanto 3,1% disseram que votariam em branco ou nulo. Outros candidatos tiveram 1,5%.

Roberto Cidade, Amom Mandel, David Almeida, Direto ao Ponto Pesquisas,
Fonte: Direto ao Ponto Pesquisas

Cenário Estimulado

O Instituto Direto ao Ponto Pesquisas também avaliou que no cenário estilizado, os três primeiros pré-candidatos mantiveram a mesma posição.

O chefe do Executivo Municipal, prefeito David Almeida (Avante), tem 24,5%. Em seguida, Amom Mandel (Cidadania) obteve 22,8% nas intenções de voto, enquanto Roberto Cidade (União Brasil) teve 12,5%, ocupando a terceira colocação.

Ainda na pesquisa, Capitão Alberto Neto (PL) obteve 12,2% dos eleitores, seguido por Marcelo Ramos (PT), que alcançou 6,7%, Wilker Barreto (Mobiliza), registrando 2,7%, e Maria do Carmo Seffair (Novo), que teve 2,2%. Porém, 6,5% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem votariam. Por fim, brancos e nulos somaram 9,9% no resultado final da pesquisa.

 

Roberto Cidade, Amom Mandel, David Almeida, Direto ao Ponto Pesquisas,
Fonte: Direto ao Ponto Pesquisas

Mudança nos cenários

Comparando com os resultados da pesquisa do Direto ao Ponto do mês de abril, David registrou uma redução de 4,6%, enquanto Amom teve uma diminuição de 2,2% nas intenções de voto. Alberto Neto também apresentou uma leve queda de 0,1%.

Crescimento

No mesmo período, Roberto Cidade foi o candidato que mais avançou, registrando um aumento de 2,5% nas intenções de voto. Wilker Barreto e Maria do Carmo Seffair também tiveram crescimento, com 0,4% e 1,2%, respectivamente.

Roberto Cidade, Amom Mandel, David Almeida, Direto ao Ponto Pesquisas,
Fonte: Direto ao Ponto Pesquisas

Rejeição

Dentre os pré-candidatos, Marcelo Ramos e David Almeida são os que enfrentam maior rejeição. Metade dos entrevistados (50,0%) afirmaram conhecer Marcelo Ramos e declararam que não votariam nele de forma alguma. Enquanto isso, 43,9% dos eleitores também disseram que não votariam em David Almeida de jeito nenhum. Amom é o menos reprovado, com 19,9% de rejeição.

Roberto Cidade, Amom Mandel, David Almeida, Direto ao Ponto Pesquisas,
Fonte: Direto ao Ponto Pesquisas

Acompanhe o atual cenário da pesquisa para o pleito de 2024.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Lula virá a Manaus para chancelar pré-candidatura de Marcelo Ramos

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -