27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Comissão do Avante entra com impugnação no TRE contra Atlas após resultado de pesquisa eleitoral

O partido alega que o resultado da pesquisa publicada no dia 26 de abril é fraudulento ao mostrar um empate técnico entre os quatro primeiros colocados

Por

A Comissão Provisória Municipal do Avante (antigo PTB) entrou com representação nesta quinta-feira (2) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) contra a empresa AtlasIntel após a divulgação da última pesquisa com os pré-candidatos a prefeito de Manaus nas eleições de 2024. O partido alega que o resultado da pesquisa publicada no dia 26 de abril é fraudulento ao mostrar um empate técnico entre os quatro primeiros colocados no final do estudo.

A sigla que entrou com a Representação por Pesquisa Irregular com Pedido de Liminar contra a empresa responsável que tem por objetivo analisar a intenção de votos em Manaus.

“Em que pese uma primeira aparência de legalidade no registro da Representada, após análise mais detida, verificando os dados informados no plano amostral, bem como os documentos juntados no registro, é possível encontrar graves irregularidades consistentes na utilização de dados desatualizados, inexistência da cartilha e diferença na amostra real e no registro”, aponta trecho do processo peticionado pelo PTB.

Comissão, Avante, Impugnação, TRE-AM, Pesquisa Eleitoral,

Na análise do cientista político Helso Ribeiro, em um estado democrático de direito, um político que está insatisfeito e não consegue resolver conflitos de forma amigável entra com pedido de reparação no Poder Judiciário eleitoral.

“Qualquer pessoa, qualquer partido político tem todo o direito. Mas, o que observamos é que muitas vezes quando um instituto de pesquisa dá um resultado que contraria a vontade de uma das partes, há uma tendência de minimizar ou prejudicar o trabalho dos profissionais de uma instituição”, conta o analista.

O estudo revelou um equilíbrio significativo, entre e o Deputado Federal Amom Mandel (Cidadania), e mais três pré-candidatos tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Manaus. E de acordo com o instituto AtlasIntel, Mandel Mandel detém 21,1% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito David Almeida (Avante) alcança 20,7%. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) registra 17,8%, e o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) aparece com 15%.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa, os pré-candidatos estão tecnicamente empatados. Além disso, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), com 13,1%; o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), com 5,4%; a advogada Maria do Carmo Seffair (Novo), com 2,5%; e o advogado Marcelo Amil (PSOL), com 0%.

Em ano eleitoral, no entendimento da socióloga Maria Rute Luna, há uma questão de poder perante a sociedade.

“As pesquisas eleitorais de intenções de voto demonstram uma certa representatividade da população em relação aos pré-candidatos. E vemos como a influência e o poder da mídia quando é divulgado o resultado das intenções de votos, que diretamente também influenciam partidos, representantes e toda a população,” disse.

Por fim, o advogado justifica no pedido: “Por todo o exposto, requer-se a Vossa Excelência a concessão de medida liminar ‘inaudita altera pars’ para impedir a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa eleitoral AM-04223/2024, pois contaminada por vícios insanáveis, e quando do julgamento do mérito, a confirmação da liminar, proibindo-se em definitivo qualquer publicação da pesquisa aqui atacada”, assina Vitor José Borges.

Comissão, Avante, Impugnação, TRE-AM, Pesquisa Eleitoral,

Confira a representação do Avante impetrado no TRE-AM

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Com 40,7% das intenções de voto, Adail Pinheiro lidera corrida pela Prefeitura de Coari

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -