27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 10, 2024

“Estarei ao lado dele em qualquer partido”, diz Débora Menezes sobre futuro de Coronel Menezes durante programa “Debate Político”

A deputada estadual foi a convidada da semana da nova temporada do programa Debate Político, apresentado pela CEO da empresa Érica Lima Barbosa

Por

No episódio da nova temporada do programa “Debate Político”, O Convergente recebeu, nesta terça-feira (26), a deputada estadual Débora Menezes (PL), que falou sobre o seu mandato, eleições municipais e também comentou sobre o futuro político de Coronel Menezes. O programa é apresentado pela CEO da empresa, Érica Lima Barbosa, e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

Ao iniciar a entrevista, a parlamentar afirmou que nunca pensou em seguir uma carreira como política, era muito mais atuante em movimentos de direita. No entanto, a virada de chave para tentar uma eleição ocorreu após ela perceber que, no Amazonas, não havia lideranças femininas de direita.

“Nunca tinha pensado em ser parlamentar. Eu sempre fui às ruas, ajudei a fundar movimentos de direita, sempre para defender aquilo que eu acreditava e eu entendi que os movimentos, e as próprias ruas, era uma maneira legítima de fazer a minha voz ser ouvida”, disse. “Chegou na última eleição e eu não vi uma mulher que pudesse me representar, eu vi essa lacuna […] Eu não via no Parlamento uma mulher que defende os valores da família, princípios cristãos, e aí eu pensei ‘por que não eu?’. Uma pessoa de bem que vai para lá fazer sua voz ser ouvida, foi quando eu coloquei meu nome à disposição”, afirmou.

Débora Menezes também falou sobre suas prioridades como parlamentar, mas deixou claro que, como deputada estadual, representa todo o Amazonas, mas não esquece de onde os seus votos foram depositados.

“Quando perguntaram as minhas prioridades e eu falei mulheres, emprego, juventude, eu continuo com essas prioridades porque entendo que naquele momento que eu fui colocada por pessoas que lutam por liberdade econômica, diminuição dos impostos, por parcerias […], é isso que eu vou continuar defendendo e abraçando, mas não diria que se tivesse outra pauta eu seria o contrário”, apontou.

O trabalho na Assembleia Legislativa no Amazonas (Aleam) tem sido de destaque, com alguns projetos de leis já sendo sancionados pelo governador. Além disso, a deputada também está em duas comissões na Casa, sendo presidente da Comissão de Esportes.

“O motivo das comissões na Assembleia Legislativa é um papel fiscalizador. Então, a gente vai, estamos ali com a secretaria, dando uma olhada em que atletas a secretaria tem dado apoio. Precisamos levar o Amazonas para o pódio em diferentes modalidades, sabemos que temos uma vocação natural para o jiu-jitsu, mas precisamos pensar nas outras modalidades”, comentou.

Vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Débora Menezes falou um pouco sobre o trabalho que exerce nessa comissão da Aleam. “Analisamos a constitucionalidade dos projetos, todos os projetos passam pelas nossas mãos. Naquele momento a gente não vota conforme nossas convicções e sim conforme a constitucionalidade dos projetos”, disse.

Projetos de Leis

No primeiro mandato, alguns projetos de leis aprovados e sancionados de Débora Menezes tem levantado discussões na sociedade. Um deles é a participação de pessoas trans em eventos esportivos. No Debate Político, a deputada comentou sobre o projeto e afirmou que, apesar da lei, isso não proíbe que seja criada uma categoria apenas para pessoas trans.

“É para que o sexo biológico seja um critério para as competições esportivas. Então, mulheres biologicamente devem competir com mulheres e homens com homens. O que não proíbe um outro parlamentar criar uma categoria só para trans, e aí uma pessoa trans compete com outra trans”, disse.

A deputada ainda afirmou que existem diferenças biológicas entre um homem e uma mulher. “Temos diferenças biológicas e fisiológicas, os homens muitas vezes tem uma capacidade maior de força do que uma mulher. Então, não interessa o quanto uma mulher treine […], o homem biologicamente vai ser mais forte, então não tem como a gente estabelecer um grau de competição”, defendeu.

Ao comentar sobre as criação de mais escolas militares no Amazonas, Débora Menezes destacou que já havia conversado com o governador Wilson Lima sobre o benefício das escolas militares.

“Muitas vezes eu escuto que a deputada Débora quer militarizar as escolas. Não é isso! A parte pedagógica, independente do colégio, sempre vai ser de competência da Secretaria de Educação, os monitores ficam fora de sala de aula e eles transmitem para os estudantes princípios, valores, disciplina, que são itens fundamentais que você vai levar para sua vida toda”, afirmou.

Relação política

Ao comentar sobre o relacionamento com as demais colegas da Casa, a deputada Débora Menezes pontuou que todas possuem uma boa convivência e ainda ressaltou que tem mais afinidade com a deputada Alessandra Campelo (Podemos).

“Precisamos entender que independente das nossas diferenças, nunca podemos entrar para o lado pessoal, precisamos respeitar aquilo que os nossos colegas defendem. Tem deputados que pensam completamente diferente de mim e nós temos uma boa relação”, pontuou. “Se for para falarmos de liberdade de expressão, eu quero para direita e para a esquerda, eu preciso ser coerente, a mesma coisa para as minhas pares”, continuou.

Eleições

Presidente do PL Mulher, a deputada comentou que tem buscado e se reunido com mulheres para que as mesmas possam entrar na política. Como já dito pelos representantes do PL, e até mesmo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a ideia do PL é eleger o maior número de vereadores e prefeitos no Brasil.

“Sou presidente do PL Mulher Manaus e esse ano temos eleição e o nosso objetivo era como vamos fortalecer Manaus […]. Quero que as mulheres entendam que elas precisam fazer parte do processo político”, iniciou. “O meu incentivo e meu foco tem sido hoje construir Manaus e para que mais mulheres possam entrar e aderir ao PL e fazer parte dessa missão”, pontuou.

Durante o programa Debate Político, a deputada Débora Menezes disse que as chapas ainda não estão definidas, mas de uma certeza de 0 a 10, ela deu 9 para que a chapa puro sangue pudesse sair, com Alberto Neto liderando.

Mesmo com Coronel Menezes fora do PL, Débora Menezes destacou que o político deve disputar as eleições, seja no partido que for. “Ainda não temos as chapas definidas, muitos martelos estão para ser batidos mas eu sei que Coronel Menezes é um nome para esse ano e eu estarei ao lado dele aonde quer que ele esteja, qualquer partido que esteja, estaremos juntos”, afirmou.

Questionada sobre um novo partido para Menezes, ela não entregou o jogo, mas deu a certeza que o mesmo estará nas eleições. “Não posso falar, mas sem dúvidas vamos estar no pleito”, disse.

Bolsonarismo

Sendo considerada uma das personalidades bolsonaristas do Amazonas, Débora Menezes também comentou sobre a última manifestação que reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25 de fevereiro.

De acordo com ela, o ato foi para resgatar o sentimento da direita brasileira.  “O presidente deu uma cara para a direita, hoje a direita e o conservadorismo ele é muito maior que Jair Bolsonaro e naquele momento, no dia 25, ele queria mostrar isso e quando temos ministros que falam ‘matamos o bolsonarismo’, no dia 25 queríamos mostrar que estávamos ali e todas as vezes que forem preciso voltaremos às ruas e faremos nossa voz ser ouvida”, disse.

Questionada sobre o futuro político de Michelle Bolsonaro, a parlamentar destacou que nada está definido, mas que é possível que a ex-primeira dama venha a formar uma chapa para presidência nas eleições de 2026.

“Não temos nada definido, mas sem dúvidas ela fará parte da chapa para presidência”, pontuou.

Jogo das Cartas

A primeira carta sorteada por Débora Menezes no tradicional Jogo das Cartas do Debate Político foi a do deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Para a parlamentar, Amom foi reconhecido ao se eleger como deputado federal e acredita que o mesmo fará diferença na política do Estado.

“Eu o vejo como menino/homem que fez a diferença. Nós vimos o trabalho que ele fez aqui em Manaus, foi reconhecido através da sua votação expressiva e eu sei que ele pode e vai fazer muita diferença na política amazonense”, analisou.

Ao pegar a carta do senador Omar Aziz (PSD), Débora Menezes o classificou com a nota três para o atual mandato do parlamentar. Em lados opostos, ela reconheceu a fala do senador quando cobrou a ministra Marina Silva sobre a BR-319.

“Quando as pautas são comuns, quando a ministra Marina Silva esteve aqui e a fala de Omar Aziz em cobrá-la, precisamos enaltecer quando a fala de alguém foi muito correta. No mais, temos totalmente muitas diferenças ideológicas e de pensamentos, não tenho mais o que comentar. De zero a dez eu dou três”, disse.

Classificando como o principal opositor na Aleam, Débora Menezes avaliou o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e disse que ambos têm apenas embates políticos. “O deputado é a maior referência a nível estadual que eu vejo representando o presidente Lula. Temos vários embates na Casa, vários mesmo, e quando eu digo embates são debates políticos ali na tribuna, defendendo ideais diferentes […]. Somos muito respeitosos um com o outro no âmbito pessoal”, enfatizou.

Sobre a gestão de David Almeida (Avante), Débora Menezes fez críticas ao atual prefeito de Manaus e apontou que faltou entregas para a cidade. “O que eu vejo que nós precisamos para Manaus, e que não foi feito e entregues, são obras […]. Vemos muitos memes falando sobre pintura, mas essa é a grande verdade, pintar não vai resolver nada e nós precisamos de solução e de um novo prefeito”, destacou.

A parlamentar também falou sobre o presidente da Aleam Roberto Cidade (UB) e classificou a presidência dele com a nota 10. Ao falar sobre a presença de Cidade na disputa eleitoral pela prefeitura, ela afirmou que o mesmo tem muito o que contribuir.

“Em relação a sua presidência eu dou nota 10. O deputado Roberto é uma pessoa extremamente capaz e política, acho que seu lado agregador teria muito o que contribuir para a cidade de Manaus”, afirmou.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: “Tentaram me coagir”, revela Amom Mandel sobre ‘desistência’ de pré-candidatura durante programa “Debate Político”

___
Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -