32.3 C
Manaus
domingo, abril 28, 2024

Juristas do AM são cotados para assumir vaga de Lewandowski no STF

Nos bastidores jurídicos e políticos do país há afirmações sobre uma lista com mais de 20 nomes qualificados e possíveis de indicação ao cargo

Por

Juristas do AM – Com a aposentadoria prevista para maio deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, defende que seu substituto na Suprema Corte seja corajoso e a prova de pressões.

Em declaração feita a um site de notícias, Lewandowski nega que tenha poder para influenciar na indicação de um nome para a vaga, embora pessoas próximas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmem que supostamente o ministro tem sido ouvido sobre o tema.

Nos bastidores jurídicos e políticos do país há afirmações sobre uma lista com mais de 20 nomes qualificados e possíveis de indicação ao cargo. O Amazonas tem dois representantes neste rol: Beto Simonetti e Mauro Campell.

Ao Portal Poder360, Demóstenes Torres, procurador de Justiça aposentado e ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, fez uma breve avaliação sobre os possíveis indicados.

Sobre Simonetti, Demóstenes o classificou como “sem restrição” e “leve”, destacando que caso Lula o apresente, terá apoio dos advogados do Brasil para alcançar a vaga de ministro do STF.

Demóstenes destaca o “conhecimento vasto aprimorado” de Campbell e o coloca como um “astro do STJ” [Superior Tribunal de Justiça]. Ele frisa ainda que Campbell passou por diversos lugares, obtendo excelentes resultados e que isso pode sinalizar que o próximo êxito da carreira dele seja a entrada no STF.

Interlocutor

Lewandowski é hoje a principal interlocução de Lula no Supremo. “Não poderia indicar um nome a um presidente da República eleito com mais de 60 milhões de votos. Se for consultado, eu me atreveria a indicar o perfil de um candidato. Seria alguém com coragem para defender a Constituição, especialmente os direitos e garantias fundamentais, sem se submeter a quaisquer pressões, internas ou externas”, afirmou Lewandowski.

O ministro completa 75 anos em maio, quando será aposentado compulsoriamente. Com isso, será aberta a primeira vaga de Lula no STF. Embora ele ainda não tenha batido o martelo, assessores do presidente calculam que o mais cotado para a vaga é o advogado criminalista Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Lava Jato.

Indicação de nome

Em caso de aposentadoria, a escolha do ministro do STF ocorre por indicação do presidente, que não é soberana. O indicado deve ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal. Após essa etapa, ocorre a nomeação pelo presidente e o novo ministro assume suas funções na Corte Eleitoral em ato solene de posse ao cargo.

 

Leia mais: Bastidores: Denis Silva do IFAM poderá assumir INCRA no AM

 

Da Redação com informações UOL

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Revisão textual: Érica Moraes

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -