36.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024

MPAM realiza eleição virtual e define lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral

A lista tríplice será enviada ao governador Wilson Lima nesta terça-feira (4). De acordo com o artigo 21 da Lei Orgânica do MPAM, o chefe do Executivo Estadual escolherá um dos nomes para liderar o Ministério Público do Amazonas nos próximos dois anos

Por

Os promotores de Justiça de Entrância Final, Carlos Fábio Braga Monteiro, Leda Mara Nascimento Albuquerque, Lílian Maria Pires Stone e , foram os mais votados na eleição para a formação da lista tríplice que definirá o novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2024-2026, recebendo, respectivamente, 65, 101, e 76 votos.

A escolha ocorreu via sistema Votus após oito horas de votação. Participaram 183 membros (promotores e procuradores) de um total de 185 aptos a votarem, com duas abstenções.

O promotor Alessandro Samartin de Gouveia, atual presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), também obteve 65 votos, empatando com Carlos Fábio Braga Monteiro. No entanto, pelo critério de antiguidade na carreira, ficou fora da lista tríplice, uma vez que Carlos Fábio possui 27 anos de carreira, enquanto Alessandro tem 14.

A lista tríplice será enviada ao governador Wilson Lima nesta terça-feira (4). De acordo com o artigo 21 da Lei Orgânica do MPAM, o chefe do Executivo Estadual escolherá um dos nomes para liderar o Ministério Público do Amazonas nos próximos dois anos.

Neste ano, o Colégio de Procuradores do MPAM homologou as candidaturas de nove postulantes em sessões especiais.

No total, 185 membros, incluindo 23 procuradores e 162 promotores de Justiça, participaram da votação, que ocorreu das 8h às 16h. Cada membro pôde votar em até três candidatos. A votação foi facultativa, direta, secreta e plurinominal. Os eleitores acessaram o sistema Votus por meio de um link fornecido pela Comissão Especial Eleitoral e votaram com senhas individuais. Às 11h, 70% dos eleitores já haviam participado.

Durante o dia, a Comissão Eleitoral divulgou parciais da votação a cada hora. Essas informações estão disponíveis no portal do MPAM, através do link especial ‘Eleição PSG 2024’.

No final da tarde, os candidatos se reuniram no plenário das sessões ordinárias para acompanhar o anúncio do resultado feito pela Comissão Eleitoral.

Comissão de apuração

Os trabalhos de votação e apuração foram realizados pela Comissão Especial Eleitoral presidida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Aguinelo Balbi Júnior, e composta pelos procuradores Elvys de Paula Freitas (titular) e Jussara Maria Pordeus e Silva (suplente), pelo promotor de Justiça aposentado Otávio de Souza Gomes (indicado pela Associação Amazonense do Ministério Público) e pelos promotores de Justiça Edna Lina de Souza (titular), Hilton Serra Viana (titular), Cleucy Maria de Souza (suplente) e Maria Piedade Queiroz Nogueira Belasque (suplente) — os quatro últimos indicados pelo atual PGJ, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Ao falar aos candidatos presentes na apuração, o presidente da Comissão Especial Eleitoral, Aguinelo Balbi Júnior, agradeceu pelo pleito e informou que a votação ocorreu sem intercorrências, como falta de internet ou falta de energia. “Parabéns ao Ministério Público e parabéns aos três eleitos da lista tríplice. Não tivemos nenhuma impugnação”, comentou.

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, parabenizou a Comissão Eleitoral pela condução dos trabalhos e desejou boa sorte aos candidatos. “Parabéns a todos, mas, especialmente, aos três que vão para concorrer à chefia do MPAM”, afirmou.

A votação dos nove candidatos teve o seguinte resultado:

Leda Mara Nascimento Albuquerque – 101
Lílian Maria Pires Stone – 76
Carlos Fábio Braga Monteiro – 65
Alessandro Samartin de Gouveia – 65
Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima – 44
Edinaldo Aquino Medeiros – 39
Cley Barbosa Martins 37
Igor Starling Peixoto 25
Sheyla Andrade dos Santos 18

Número de Eleitores: 185 (Promotores e procuradores)
Abstenções – 2
Brancos: –
Nulos: –

Leia mais: Após repercussão, pagamentos à noiva e à sogra de David Almeida estão sob investigação do MPAM
___
Da Redação/Assessoria
Foto: Divulgação MPAM

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -