31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Bastidores: Wilson Lima ainda articula para tentar formar chapa entre União Brasil e PL

Na última semana, o presidente estadual do União Brasil esteve em reunião com o presidente nacional do PL

Por

As tentativas de ter o pré-candidato do Partido Liberal (PL) na chapa do União Brasil (UB) continuam. Na semana passada, o governador e presidente do UB no Amazonas, Wilson Lima, esteve articulando com líderes do PL – que tem como principal figura política o ex-presidente Jair Bolsonaro -, entre eles o presidente nacional Valdemar Costa Neto. Nos bastidores políticos, as informações são de que Lima ainda não desistiu de unir os dois partidos para o pleito.

O pré-candidato do PL, Alberto Neto, apesar de enfatizar que pretende disputar o pleito como majoritário, nos bastidores da política manauara circulam informações de que há uma pressão para que Alberto Neto desista da pré-candidatura e seja vice na chapa de Roberto Cidade (UB), apoiado por Wilson Lima.

Ao O Convergente, Alberto Neto destacou que é pré-candidato majoritário e, recentemente, afastou os rumores ao comentar sobre as tratativas de escolha de vice para compor sua chapa. Inclusive, a campanha de Alberto Neto já iniciou a montagem da agenda do pré-candidato com o pontapé inicial nas convenções partidárias, que deve ter a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros líderes do PL.

Apesar disso, Wilson Lima demonstrou que ainda não desistiu de ter Alberto Neto como vice na chapa do União Brasil. Na semana passada, o governador esteve em Brasília, onde se reuniu com o presidente nacional do PL. Mesmo os detalhes do encontro não terem sido divulgados, informações de bastidores apontam que a disputa pela Prefeitura de Manaus foi a pauta da reunião entre eles.

Vale ressaltar que o PL era um dos partidos aliados ao União Brasil em 2022, quando Wilson Lima disputou a reeleição para o governo do Estado.

Mesmo com os esforços de Lima para ter Alberto Neto como vice, o PL continua apostando em uma candidatura própria, exemplo disso foi a declaração feita por Bolsonaro, e compartilhada por Alberto Neto, em que o ex-presidente chama o pré-candidato de ‘futuro prefeito de Manaus’.

Em entrevistas, Alberto Neto deixa claro que pretende continuar como cabeça de chapa e destaca o plano do Partido Liberal para as eleições de 2024, em formar o maior número de prefeitos e vereadores no Brasil, mirando nas eleições de 2026.

CPAC 2025

Outro ponto que expõe o interesse de Wilson Lima no PL foi a articulação com o filho do ex-presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), organizador da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC).

No último final de semana, o evento contou com a presença de diversos líderes da direita brasileira, além da presença do presidente da Argentina Javier Milei. Em anúncio no evento, Wilson Lima apareceu no telão principal e afirmou que Manaus será sede do próximo encontro, em 2025.

Leia mais: “Se eu estiver certo, quero que ela peça desculpas!”, diz Sassá após ser chamado de ‘oportunista’ por pré-candidata a prefeita

____
Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -