28.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Pesquisa da Pontual aponta perspectivas de segundo turno na capital

O Instituto Pontual Pesquisas entrevistou presencialmente 1.066 eleitores em 63 bairros distribuídos em seis zonas da capital, no período de 12 a 16 de abril

Por

A seis meses das eleições municipais, as intenções de voto dos eleitores estão se intensificando. Em uma nova pesquisa para a prefeitura de Manaus, o Instituto Pontual realizou um estudo na capital amazonense para analisar o atual cenário dos eleitores. A pesquisa mostra um possível 2º turno entre o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o atual prefeito David Almeida (Avante).

No percentual entre os dois pré-candidatos, Amom Mandel aparece na liderança com 29,3% das intenções de voto, seguido por David Almeida (Avante) com 27,5%. Em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), estão tecnicamente empatados. Alberto Neto detém 9,1% das intenções de voto, enquanto Roberto Cidade segue de perto com 9%.

Na sequência da pesquisa, os demais pré-candidatos incluídos são os seguintes: Marcelo Ramos (PT) registra 6,2% das intenções de voto, seguido por Maria do Carmo (NOVO) com 2,3% e Wilker Barreto (PMN) com 2%. Os eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo totalizam 7,4%, enquanto os indecisos representam 7,2%.

A pesquisa foi conduzida com uma amostra que possui uma margem de erro de 3% e um intervalo de confiança de 95%.

Perspectivas, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

Rejeição

Entre os pré-candidatos, David Almeida é o que enfrenta a maior rejeição dos eleitores, com 26,6%, seguido por Marcelo Ramos com 17,8%. Os demais pré-candidatos apresentam os seguintes índices de rejeição: Amom Mandel com 10,1%, Maria do Carmo com 9,2%, e Wilker Barreto com 8,3%.

Por outro lado, a menor taxa de rejeição é atribuída a Roberto Cidade, com apenas 5,3%, seguido por Alberto Neto, com 5,8%. Os eleitores que preferiram não opinar registraram 12,2% de abstenção. Quanto aos votos brancos e nulos, representam 4,7% da amostra.

Perspectivas, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

Mudança de votos dos eleitores

Quando questionados sobre sua decisão em relação à escolha do candidato, 57,5% dos entrevistados afirmaram estar firmes em sua escolha. Por outro lado, 41,5% admitiram estar abertos a mudar de voto, enquanto 1% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar.

Perspectivas, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

Cenários 2º turno

O Instituto Pontual Pesquisas estudou diferentes cenários para uma análise abrangente das possibilidades eleitorais do segundo turno.

Amom Mandel lidera com 49,2% das intenções de voto, seguido por David Almeida com 40,3%. O percentual de votos brancos e nulos é de 8,9%, enquanto os eleitores que não responderam ou não sabem representam 1,6%.

Em outra projeção, Amom Mandel detém 56,4% das intenções de voto, enquanto Alberto Neto registra 29,7%. Os votos brancos e nulos totalizam 11,5%, com 2,4% dos eleitores não respondendo ou não sabendo.

Há uma grande diferença entre Amom Mandel e Roberto Cidade, com Mandel alcançando 58,8% das intenções de voto e Cidade com 25,8%. O percentual de votos brancos e nulos é de 12,7%, com 2,7% dos eleitores não respondendo ou não sabendo.

Perspectivas, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

O atual gestor municipal, David Almeida, lidera com 50,1% das intenções de voto, enquanto Alberto Neto detém 33,1%. Os votos brancos e nulos correspondem a 14,9%, com 1,9% dos entrevistados não respondendo ou indicando que não sabem.

Num eventual segundo turno entre os pré-candidatos Roberto Cidade e David Almeida, o prefeito da capital detém uma vantagem significativa. David Almeida lidera com 50,9% das intenções de voto, enquanto Roberto Cidade registra 29,3%. Os votos brancos e nulos somam 17,7%, e os eleitores que não responderam ou não sabem representam 2,1%.

Perspectivas, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

Queda na influência de Bolsonaro e Lula

Comparativamente à pesquisa de março, a influência do ex-presidente Bolsonaro sofreu uma redução, mas ainda permanece superior à de Lula nas decisões do eleitorado. Conforme indicado pela pesquisa, se Bolsonaro optasse por apoiar um candidato a prefeito, as intenções de voto seriam as seguintes:

39,7% dos eleitores declararam que sua disposição para votar no candidato apoiado por Bolsonaro aumentaria. Em contrapartida, 31,9% dos eleitores afirmaram que sua vontade de votar diminuiria. Já 25% dos entrevistados responderam que o apoio do ex-presidente seria indiferente, enquanto 3,4% não responderam ou não sabem.

O poder de influência de Lula cresceu na capital amazonense, mas ainda não alcança o mesmo impacto de Bolsonaro. No caso de Lula decidir apoiar um candidato, os eleitores afirmaram que 30,7% aumentariam sua vontade de votar no candidato apoiado pelo ex-presidente. Por outro lado, 41,8% dos eleitores afirmaram que sua vontade de votar diminuiria. Os eleitores que seriam indiferentes somam 24,8%, enquanto 2,7% não responderam ou não souberam opinar.

Perspectivas, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

O Instituto Pontual Pesquisas entrevistou presencialmente 1.066 eleitores em 63 bairros distribuídos em seis zonas da capital, no período de 12 a 16 de abril. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09521/2024, em conformidade com a legislação vigente e seguindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas. O estudo é supervisionado pelo Professor Mestre Eric Barbosa, diretor do Instituto Pontual Pesquisas.

Confira a pesquisa

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Ex-prefeito Nadiel Serrão lidera pesquisa para prefeitura de Itapiranga

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -