26.3 C
Manaus
domingo, maio 26, 2024

Com apoio de Wilson Lima, Roberto Cidade cresce em intenções de voto e fica em empate técnico com Alberto Neto

O presidente da Aleam cresceu quase 2% nas intenções de voto, enquanto Alberto Neto teve apenas 0,4% de crescimento, conforme dados da Pontual Pesquisa

Por

Pré-candidato do governador Wilson Lima (UB), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), teve um aumento no que se refere a intenções de voto, de acordo com o levantamento da Pontual Pesquisas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09521/2024, divulgado nesta quinta-feira (18). Com essa crescente, o pré-candidato agora está em empate técnico com o deputado federal Alberto Neto (PL) na disputa pela Prefeitura de Manaus.

Na pesquisa anterior, Roberto Cidade não havia se lançado pré-candidato, bem como também não havia de fato assumido o diretório municipal do União Brasil. Na época, ele obteve 7,1% das intenções de voto, ficando em quarto lugar entre os pré-candidatos a prefeito.

Nos dados atuais, o deputado estadual teve quase 2% de crescimento após dois eventos em que foi protagonista ao lado do governador Wilson Lima: lançamento oficial da pré-candidatura e posse do diretório do União Brasil em Manaus. Tendo um forte grupo político liderado pelo governador do Amazonas, Roberto Cidade aparece com 9% das intenções de votos.

Cenários, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,
Fonte: Instituto Pontual Pesquisas

Mesmo em quarto lugar na disputa pela prefeitura, Roberto Cidade afirmou, durante o lançamento da pré-candidatura, que não se preocupa com as pesquisas de intenção de voto. “Estamos aqui com o maior grupo político, nós temos um grupo forte. O período eleitoral de pré-campanha, após o fechamento da janela eleitoral, vamos iniciar a pré-campanha e fazer tudo o que pode ser feito e respeitando as regras eleitorais. Eu estou muito tranquilo em relação de pesquisa, muito se falava a quatro anos atrás de que nós teríamos um % e quando abriram as urnas, a história foi outra”, disse.

Por outro lado, Alberto Neto cresceu apenas 0,4% na preferência do eleitorado manauara, conforme apontam os dados. Na pesquisa anterior, o deputado federal aparecia com 8,7% e, no levantamento divulgado nesta quinta-feira, ele obteve 9,1% das intenções de votos, ficando empatado tecnicamente com Roberto Cidade.

Vale lembrar que Alberto Neto é o pré-candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, conforme os dados da Pontual Pesquisas, os 39,7% dos eleitores afirmam votar no candidato apoiado pelo ex-presidente, no entanto, Alberto Neto não chega a 10%.

Cenários, Pontual Pesquisa, Segundo Turno, Manaus,

Aliança entre Alberto Neto e Roberto Cidade

Conforme noticiou O Convergente, rumores começaram a circular nos bastidores políticos em que apontam uma possível aliança entre Roberto Cidade e Alberto Neto, onde o pré-candidato do PL abriria mão da disputa pelo cargo de prefeito para ser vice de Cidade, devido ao empate técnico.

“Não existe isso. Fake news”, comentou o deputado federal com exclusividade para a equipe de reportagem. Também foi questionado se o mesmo segue com o plano de ser o pré-candidato majoritário de Bolsonaro em Manaus, no entanto, não houve retorno.

Pesquisa

Conforme mostrou o levantamento geral, até o momento, os pré-candidatos Amom Mandel e David Almeida (Avante) caminham para disputar o 2º turno das eleições municipais. O deputado federal aparece com 29,3% das intenções de voto, seguido por David Almeida com 27,5%. As outras duas posições são ocupadas por Alberto Neto (PL), com 9,1%, e Roberto Cidade (UB) com 9%.

A Pontual Pesquisas entrevistou 1.066 eleitores durante o período de 12 a 16 de abril de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3%, com intervalo de confiança de 95%.

Leia mais: Pesquisa aponta vitória do mesmo pré-candidato em três cenários diferentes para o 2º turno

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -