27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Pesquisa aponta vitória do mesmo pré-candidato em três cenários diferentes para o 2º turno

O novo levantamento mostra o embate entre Amom Mandel e David Almeida no segundo turno do pleito, com base nas intenções de votos

Por

O novo levantamento da Pontual Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (18), expôs três cenários diferentes para o segundo turno do pleito municipal. Em todos os cenários apontados, o pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) vencia a disputa pelo cargo de prefeito de Manaus. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09521/2024.

Conforme mostrou o levantamento geral, até o momento, os pré-candidatos Amom Mandel e David Almeida (Avante) caminham para disputar o 2º turno das eleições municipais. O deputado federal aparece com 29,3% das intenções de voto, seguido por David Almeida com 27,5%. As outras duas posições são ocupadas por Alberto Neto (PL), com 9,1%, e Roberto Cidade (UB) com 9%.

Levando em consideração esses dados, a pesquisa criou três cenários. O primeiro mostra a disputa entre os pré-candidatos Amom Mandel e David Almeida. Nesse embate, o deputado federal sairia vitorioso com 49,2% das intenções de voto, enquanto David Almeida obteve 40,3% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos são 8,9% e indecisos 1,6%.

O segundo cenário feito pela pesquisa foi a disputa entre Amom Mandel e Alberto Neto. Nesse segundo, o que chama atenção é o aumento dos votos brancos e nulos para 11,5%, bem como os indecisos com 2,4%. Com relação a corrida pela Prefeitura de Manaus, Amom Mandel também sairia vitorioso do embate, com 56,4%. Alberto Neto obteve apenas 29,7% das intenções de voto.

A preferência do eleitorado manauara continua no terceiro e último cenário observado pela pesquisa. Neste, Amom Mandel disputaria o segundo turno com o deputado estadual Roberto Cidade e também venceria o pleito, com 58,8% das intenções de voto, contra apenas 25,8%. Brancos e nulos foram o total de 12,7% e indecisos 2,7%.

2º turno sem Amom

A Pontual Pesquisas também fez o levantamento de outros dois cenários, no entanto, sem a presença do deputado federal Amom Mandel. O que foi observado pelo instituto foi a tentativa de reeleição do prefeito de Manuas David Almeida contra os pré-candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar no levantamento.

No primeiro cenário desta análise, David Almeida disputaria o cargo com Alberto Neto. Nesse embate, o prefeito de Manaus conseguiria se reeleger com 50,1% das intenções de voto, enquanto Alberto Neto obteve 33,1%.

Neste cenário, a porcentagem de brancos e nulos teve um aumento significativo, com 14,9% e indeciso 1,9%.

O outro cenário observado foi a disputa pela prefeitura entre David Almeida e o deputado estadual Roberto Cidade. Neste embate, David Almeida não aumentou tanto a porcentagem e obteve 50,9%, enquanto Roberto Cidade teve 29,3%.

O que foi analisado é que a porcentagem de brancos e nulos teve um aumento maior neste cenário, com 17,7%. Indecisos foram 2,1%.

A Pontual Pesquisas entrevistou 1.066 eleitores durante o período de 12 a 16 de abril de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3%, com intervalo de confiança de 95%.

Leia mais: “Não existe isso”, esclarece Alberto Neto sobre rumores de abrir mão da pré-candidatura para ser vice

____

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -