26.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024

‘Pazuello sem máscara em shopping representa o descaso que ele tratou a saúde enquanto ministro’, afirma deputado José Ricardo

Ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello foi flagrado no domingo passeando sem máscara dentro de shopping center. Ele deve ser um dos primeiros a prestar esclarecimentos na CPI da Covid no Senado, que será instalada nesta terça-feira

Por

Dois dias depois de ser elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo governador do Estado Wilson Lima (PSC) por sua atuação à frente do Ministério da Saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19, o ex-ministro Eduardo Pazuello foi flagrado passeando sem máscara dentro do Manauara Shopping. Durante o flagra, registrado por uma cliente do centro de compras, ele chegou a falar que estava em busca de um local para comprar uma máscara.

A foto, feita na tarde do domingo, 25/4, foi postada nas redes sociais e repercutiu em vários sites de notícias locais e nacionais. Questionado quanto a falta do item de proteção, Pazuello teria dito apenas “Pois é né, tem que comprar? Onde compro isso?”, explicou a cliente que fez o flagrante e postou em suas redes sociais. Vale lembrar que pelo decreto estadual o uso de máscara é obrigatório nos estabelecimentos da cidade.

Descaso – O comportamento foi visto como descaso e mal exemplo pelo deputado federal José Ricardo (PT). O parlamentar criticou a situação e falou sobre a importância das investigações que existem em torno da atuação de Pazuello a frente do Ministério da Saúde.

“Essa é forma que ele como ministro tratou a saúde. Com total descaso. Essa atitude pessoal de não usar máscara, dando mal exemplo, é igual a do presidente Bolsonaro, o chefe dele e contribui para a disseminação do vírus, contribui com as mortes. Por isso, as investigações têm que ser rigorosas em relação ao Amazonas, com a falta de oxigênio, com a falta de UTI, com a falta de estrutura que ele, com o ministro, não operacionalizou, não garantiu e, portanto, tem que ser responsabilizado por tantas mortes que tivemos aqui. Ele e o presidente”, opinou o deputado.

A utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel, além do distanciamento social são as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições sanitárias do Brasil para reduzir a contaminação pela Covid-19.

CPI da Covid – O ex-ministro da Saúde, afastado do cargo desde março deste ano, deve ser um dos primeiros a prestar esclarecimentos sobre sua atuação à frente do ministério na CPI da Covid-19 no Senado. Pazuello já foi citado em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Ministério Público Federal (MPF) pela sua atuação durante a crise do oxigênio no Amazonas, ocorrida no começo deste ano.

Situação essa que pode ter influenciado a saída de Pazuello da direção do ministério, onde ficou por dez meses, desde que assumiu interinamente o cargo em maio de 2020, sendo efetivado oficialmente na função em setembro do mesmo ano.

Elogiado – Na última sexta-feira, 23, a atuação do ex-ministro foi foco de vários discursos favoráveis e elogiosos durante o evento de inauguração da expansão do Centro de Convenções Vasco Vasques. Na ocasião, Pazuello foi elogiado por sua atuação no ministério no combate à Covid pelo presidente Bolsonaro, por ministros e pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, que reforçou a importante atuação do ex-ministro durante a crise da falta de oxigênio no Estado.

Ainda na sexta-feira, o ex-ministro Eduardo Pazuello foi nomeado pelo presidente para a Secretaria-Geral do Exército.

Resposta – A entrada do ex-ministro no Manauara Shopping sem máscara repercutiu bastante nas redes sociais, já que a entra no local só é permitida com o uso de máscara. Em função disso o shopping emitiu nota informando que “o ingresso do ex-ministro no local sem máscara foi permitido sob a condição dele se dirigir a um quiosque para comprá-la”.
Informou também que tão logo comprou a máscara, Pazuello permaneceu com a mesma durante todo o período em que esteve no local. Admitindo a falha ao permitir a entrada dele no centro comercial, a assessoria informou que vai reforçar o treinamento de seus colaboradores.

— —

Por Izabel Guedes

Confira a nota na integra: 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -