O Partido PSOL abriu mão da pré-candidatura de Natália Demes à Prefeitura de Manaus em apoio à candidatura de Marcelo Ramos (PT), cujo nome foi homologado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), com Luiz Castro (PDT) como vice-candidato, em convenção realizada neste domingo (4).
A presidente do diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ainda resistia à pré-candidatura, mas, após pressão da federação nacional (PSOL-REDE), a decisão foi tomada neste sábado (3), após uma longa reunião com representantes dos partidos PSOL, PDT e PCdoB, que apresentaram seus indicados.
Na sexta-feira (2), Natália Demes, presidente e pré-candidata do PSOL, postou nas redes sociais, assim como Ramos, sobre um encontro em que dialogaram sobre o “fortalecimento da democracia”.
“Tivemos uma conversa excelente. Debatemos sobre as convergências em nossos programas para nossa Manaus, pois estamos comprometidos no fortalecimento da democracia”, disse Demes.
O PSOL Manaus emitiu uma nota ainda na noite de sábado (3), sobre a unidade do PSOL-Manaus na frente do campo progressista e o apoio a Marcelo Ramos (PT-AM).
Ver essa foto no Instagram
Diante da conjuntura em que a extrema-direita avança em Manaus, o PSOL assertivamente toma essa decisão, assim como fizemos em 2022 ao contribuirmos para a vitória do governo Lula, no combate ao bolsonarismo e ao fascismo.
Reafirmamos nosso compromisso com a população manauara e nossa responsabilidade diante da conjuntura atual, além de apresentarmos ao conjunto dos partidos nossa agenda e pautas políticas.
Atenciosamente,
Diretório Municipal do PSOL em Manaus
O Convergente entrou em contato com Natália Demes, mas não tivemos resposta. A convenção do partido sobre os candidatos a vereadores no pleito de 2024 acontece às 13h deste domingo (4), no Hotel Adrianópolis.
Leia mais: Durante convenção, Marcelo Ramos oficializa candidatura com Luiz Castro como vice
_____
Por Ronaldo Menezes
Foto: Reprodução/Instagram/@psolmanaus50
Revisão: Letícia Barbosa