O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Boca do Acre (PJBCA), instaurou Procedimento Preparatório (PP) para apurar a omissão do município no cumprimento das regras de transparência da Administração Municipal. O PP decorre da Notícia de Fato 178.2021.000019 e foi instaurado pela Promotora de Justiça, Míriam de Figueiredo da Silveira no dia 22/9, em razão da “constante ausência e incompletude dos dados existentes no sítio eletrônico https://www.perseusdata2.com/bocadoacre/, no qual o município informa ter o seu Portal da Transparência.
A Promotora de Justiça registra, a título de exemplo, que, no referido endereço eletrônico, constam somente as folhas de pagamento até o mês de junho/2021, sem informações sobre ocupantes de cargos de provimento efetivo, comissionado ou de função gratificada, bem como servidores cedidos por outros órgãos da Administração Pública e contratados por tempo determinado, sem outras informações exigidas, como nome completo e respectivo cargo, órgão de origem e local de lotação.
A titular da PJBCA chegou a expedir recomendação (nº 2020/0000032661.01PROM-BCA) à Prefeitura de Boca do Acre, em 2020, solicitando à prefeitura do município que promovesse a ampla publicidade dos procedimentos de dispensa e execução dos contratos durante a pandemia de Covid-19, sem obter resultado efetivo.
Em respeito aos princípios da Administração Pública e à Lei de Responsabilidade Fiscal, o Ministério Público quer que a Prefeitura disponibilize no Portal da Transparência os ícones: ‘execução orçamentária e financeira’, ‘receitas arrecadadas’, ‘licitações abertas, em andamento e já realizadas’, ‘compras diretas’, contratos e convênios celebrados’, custos com passagens e diárias concedidas’, servidores municipais’, ‘planos de carreira e estruturas remuneratórias’, ‘secretarias municipais’, ‘leis municipais’ e ‘atos normativos municipais’.
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Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação