26.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 18, 2024

Com sede na UEA, Maiores eventos de tecnologia do Brasil e do mundo seguem até quinta-feira, (3)

O destaque da programação é o Festival de Jogos 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos

Por

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sedia, até quinta-feira (03), quatro simpósios e conferências de tecnologia da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da International Federation for Information Processing (Ifip). Promovidos pela primeira vez na região Norte, os maiores eventos das áreas de jogos eletrônicos e computação, nos cenários nacional e internacional, abrem as portas de indústrias bilionárias para o Amazonas.

Além do 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), principal evento do segmento do país, estão ocorrendo na EST/UEA o 26º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), a 37ª Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens (Sibgrapi) e a 23ª Conferência Internacional sobre Computação de Entretenimento (Icec). As inscrições ainda podem ser feitas em sbgames.org/sbgames2024.

Foto: Divulgação / Gustavo Rodrigues

Na cerimônia de abertura oficial, na terça-feira (1º/10), o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirmou que a realização de eventos desse porte coloca Manaus na rota da indústria mundial de jogos eletrônicos, um mercado que gerou US$ 183,9 bilhões em 2023. Para ele, os games não geram só entretenimento, mas representam a possibilidade da geração de emprego com a qualificação da mão de obra local.

“Diante do cenário de expansão do mercado bilionário de games, dentro e fora do Brasil, na economia e na cultura contemporânea, sediar esses quatro eventos está em perfeita sintonia com a missão da EST/UEA: educar e formar o melhor capital humano do estado para as demandas do futuro, fomentando a geração de emprego e renda. Portanto, estamos confiantes de que será um divisor de águas não só para a comunidade acadêmica, mas para a nossa região como um todo”, frisou.

Representando na ocasião o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor de Administração, Prof. Dr. Nilson Oliveira, reiterou o papel da universidade na formação de novos profissionais ligados à indústria de games e computação.

“Receber um evento dessa magnitude para a Universidade do Estado do Amazonas é uma honra enorme. É nesse ponto que a UEA participa, investindo em cursos, captando recursos, seja na iniciativa pública ou privada, para melhorar a formação dos alunos. E esse é o papel que o nosso reitor sempre colocou para a gente, assim que ele assumiu, de ser uma universidade aberta que participa do ecossistema como um todo”, afirmou.

Além dos gestores da UEA, a solenidade de abertura teve a presença do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros; do vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; do conselheiro da SBC, Prof. Dr. Altigran Soares; do coordenador nacional do Icec; Prof. Dr. Esteban Clua; e representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Programação

Com palestrantes internacionais, atividades que envolvem Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, além de ações voltadas a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, o SBGames é considerado o maior encontro acadêmico de jogos e entretenimento digital da América Latina.

O destaque da programação é o Festival de Jogos 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público durante os quatro dias de evento. Ao todo, são 16 categorias, divididas entre profissionais e estudantes, com games digitais e analógicos (não-digitais).

A programação conta, ainda, com um Festival de Artes, com mais de 50 obras em imagem, vídeo e áudio em exposição; o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos; Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames); tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; sessões técnicas; workshops; apresentação de livros e-books; entre outros.

Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.

O evento tem apoio das empresas Callidus e TecToy; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da assessoria de Comunicação*

Fotos: Divulgação / Gustavo Rodrigues

Leia mais: Feliz Natal, Venezuela!: “Natal antecipado” deve durar até oficialização do 3º mandato de Maduro

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -