28.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 16, 2024

MPAM registra manifestação do O Convergente sobre falta de informações do programa ‘Asfalta Manaus’ da gestão de David Almeida

A manifestação foi feita ao MPAM após a tentativa, sem sucesso, do O Convergente em buscar informações sobre quantas ruas já receberam os serviços do programa

Por

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) registrou, nessa quarta-feira (4), uma manifestação imposta pelo O Convergente contra a falta de informações sobre o programa ‘Asfalta Manaus’, criado na gestão do prefeito David Almeida (Avante).

A manifestação do O Convergente foi encaminhada ao MPAM durante a produção da matéria que apontava denuncias da população de Manaus com relação a qualidade da pavimentação e transporte público.

Por se tratar de uso de recursos públicos e sem informações de quantas ruas já receberam os serviços, que prometia asfaltar 10 mil ruas, O Convergente encaminhou a manifestação para o MPAM. Nessa quarta-feira (4), o órgão deu o retorno para a equipe de reportagem e fez o registro da manifestação sob o nº 11.2024.00004904-0. A manifestação será encaminhada para o Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público.

Na ocasião, a equipe de reportagem tentou buscar informações sobre o programa através da plataforma ‘Asfaltômetro’, mas a mesma foi retirada do ar, sob justificativa da legislação eleitoral. Apesar de ser determinada a suspensão dos canais da Prefeitura de Manaus, a plataforma ‘Asfaltômetro’ também foi retirada, mesmo sendo um programa que recebeu repasse de R$ 180 milhões do Governo do Amazonas, e denúncias de vereadores que apontam gastos em contratações de R$ 1 bilhão.

Vale lembrar que a equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para buscar informações sobre os dados do programa, mas não obteve retorno.

Últimos dados

Em maio deste ano, O Convergente realizou uma pesquisa na plataforma ‘Asfaltômetro’, que informa os serviços do programa ‘Asfalta Manaus’. A pesquisa realizada em maio deste ano constatou, na época, que apenas 28% do plano foi cumprido. De acordo com o site, do total de 2.794 ruas, 2.652 foram asfaltadas e 142 ruas foram parcialmente executadas.

Vale ressaltar que, de acordo com a plataforma do Asfaltômetro, os dados apresentados no site eram referentes ao período de 02 de maio de 2022 a 08 de janeiro de 2024.

Leia mais: Por propaganda irregular, Justiça Eleitoral manda suspender perfil do ‘mascote’ de David Almeida

_____

Por Camila Duarte

Revisão: Letícia Barbosa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -