A gestão do prefeito David Almeida (Avante) tem feito algumas mudanças em suas pastas e, de acordo com informações dos bastidores políticos, essas movimentações visam o pleito dos próximos meses. De acordo com o Diário Oficial do Município (DOM), alguns nomes de secretários importantes da atual gestão foram exonerados dos seus cargos: Renato Junior, Shádia Fraxe e William Dias.
Conforme noticiou O Convergente, Renato Junior e William Dias estão sendo cotados para compor a chapa de David Almeida como vice. Nos últimos dias, informações dos bastidores políticos também levantaram a possibilidade de Shádia Fraxe ser escolhida para a chapa.
De acordo com o DOM, Renato Junior foi exonerado do comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). No lugar dele, foi nomeado Heliatan Botelho Correa. Na Casa Militar, William Dias também foi exonerado do cargo de secretário, onde Renato Araújo Mota foi nomeado para a posição. Shádia Fraxe também deixou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ao ser exonerada, cargo que agora será exercido por Djalma Pinheiro Pessoa Coelho.
O que chama a atenção é que, em todas as publicações de exoneração, a gestão municipal atendeu um “requerimento” apresentado pelos próprios ex-secretários.
Apesar do ponto chamar atenção, é importante ressaltar que os candidatos que concorrerão ao pleito devem se desvincular de cargos públicos que exerçam meses antes do pleito acontecer. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o afastamento deve ser de 4 meses antes do 1º turno, conforme a Lei Complementar 64/90.
Conforme noticiou O Convergente, Renato Junior tem sido o principal nome citado para ser vice de David Almeida, no entanto, possui uma pendência eleitoral referente à prestação de contas. Já William Dias tem sido um nome especulado entre os apoiadores de David desde o início do ano e o mesmo tem acontecido com Shádia Fraxe.
Em recentes entrevistas, e até mesmo durante o lançamento da pré-candidatura, David Almeida reforçou que o nome do vice que irá compor sua chapa será divulgado no fim de julho, mas não deu detalhes se o vice será um de seus secretários.
Sobre disputar o pleito, Renato Junior informou ao O Convergente, anteriormente, que será um dos coordenadores de campanha de David Almeida ao decorrer do pleito e que as especulações como vice na chapa do pré-candidato à reeleição são somente boatos. Novamente, a equipe de reportagem procurou Renato Junior, agora após a exoneração, mas não obteve retorno.
O Convergente também tentou contatar Shádia Fraxe e William Dias, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Leia mais: Roberto Cidade não descarta possível aliança com Alberto Neto e David Almeida: “Sou do diálogo”
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis