26.3 C
Manaus
sábado, maio 25, 2024

Novo medidor de gestão dos municípios é apresentado ao TCE-AM pelo ex-presidente do IRB

A metodologia será apresentada no Congresso Internacional dos Tribunais de Contas em novembro, visando sua adoção por todos os TCs do Brasil em 2025

Por

Com a proposta de implantar uma metodologia nova de avaliação de aspectos do desenvolvimento dos municípios brasileiros, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e ex-presidente do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Helvécio, apresentou, nesta quarta-feira (10), o Indicador de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) na sala de treinamento da Escola de Contas Públicas (ECP), para auditores do controle externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

Conforme Helvécio, o indicador é composto por oito itens de desenvolvimento e abrange áreas como saneamento, cultura, democracia, energia, meio ambiente, economia, social e institucional.

“O indicador de desenvolvimento municipal busca ser uma ferramenta abrangente, aplicável a todos os municípios do Brasil. Nosso objetivo é colocar o cidadão como protagonista desse processo, fortalecendo as ações da administração pública para que ele perceba o desenvolvimento em sua realidade local. Por isso, o indicador aborda questões como adolescência, gravidez, população de rua e agricultura familiar, focando em grupos vulneráveis e buscando reduzir as desigualdades sociais”, afirmou.

Além disso, o conselheiro discutiu as etapas de construção do indicador e suas aplicações para melhorar a qualidade de vida nos municípios brasileiros.

O coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro, destacou a importância de estabelecer um medidor deste nível.

“O conselheiro Helvécio, juntamente com uma equipe, foi um dos idealizadores desta ferramenta desde o início, quando o Instituto Rui Barbosa, junto com a Atricon, decidiu implementar o índice de medição. Isso é crucial para avaliar políticas públicas, fornecendo aos tribunais de contas um diagnóstico essencial para analisar os resultados de nossas políticas públicas em todo o Brasil”, afirmou.

Sebastião Helvécio está visitando os 33 TCEs do país para apresentar o indicador. Do Amazonas, ele seguirá para o TCE de Roraima. A metodologia será apresentada no Congresso Internacional dos Tribunais de Contas em novembro, visando sua adoção por todos os TCs do Brasil em 2025.

O secretário-geral de Controle Externo do TCE , Stanley Scherrer, salientou “que a visão global do conselheiro Sebastião Helvécio é inovadora e está alicerçada em seu amplo conhecimento e por ser ele,uma das mais respeitadas autoridades no setor de auditoria externa”.

 

 

 

 

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE-AM

Foto: Foto: Divulgação / TCE-AM

Leia mais: Projeto Rota Manta-Manaus deve gerar impulso na exportação de produtos da ZFM, explica ministra Simone Tebet

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -