27.3 C
Manaus
sábado, março 2, 2024

Lei que garante benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus até 2074 é sancionada

De acordo com a lei anterior, de 1997, a região perderia os benefícios fiscais em 1º de janeiro de 2024

Por

A lei que tratava dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus era de 1997 e perdia validade em 1º de janeiro de 2024. A nova legislação, sancionada pelo presidente Lula no último dia 28 de dezembro, estende a vigência do regime diferenciado de tributação até 2074, mesmo prazo já previsto na Constituição.

A lei teve origem no projeto do deputado Capitão Alberto Neto, do PL do Amazonas, aprovado em regime de urgência tanto na Câmara quanto no Senado. O relator, senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, destacou a importância da prorrogação dos incentivos à Zona Franca para o desenvolvimento do Brasil.

“Para ampliar o prazo de vigência dos benefícios fiscais das áreas de livre comércio à Amazônia Ocidental. O relatório, Sr. Presidente, é baseado naquilo que já vem se praticando e, dia 1º de janeiro, agora, se extinguiria para a Amazônia Ocidental”, disse o senador Omar Aziz.

Em sessão do Plenário da Câmara que aprovou o projeto, o deputado Sidney Leite, do PSD amazonense, ressaltou que o projeto garante a sustentabilidade do maior bioma brasileiro: Sidney Leite: “Esse projeto visa garantir o melhor modelo de desenvolvimento regional integrado, que garante a sustentabilidade do maior bioma brasileiro, que é a floresta amazônica, que é o polo industrial da zona franca de Manaus e as áreas de livre comércio.”

Idealizada para o desenvolvimento da região amazônica, a Zona Franca de Manaus foi criada por lei em 1957 e reformulada por decreto dez anos depois. O prazo original para o fim dos benefícios fiscais era 1997, mas houve duas prorrogações antes da promulgação da Emenda Constitucional 83, de 2014, que garantiu mais 50 anos de vigência. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Luana Viana.

Leia mais: “Vitória para a Zona Franca de Manaus”, celebra Wilson Lima após texto da reforma manter incentivos fiscais

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -