34.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Na CMM, Caio André homenageia centenário do professor Samuel Benchimol

O presidente reforçou a importância da Casa Legislativa em promover o reconhecimento da história de vida e obra do homenageado

Por

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na tarde desta quarta-feira (22), Reunião Solene em Homenagem ao Centenário do Professor Samuel Benchimol. A solenidade foi uma propositura do presidente da casa, vereador Caio André (Podemos), que fez a entrega da placa aos filhos do homenageado, Jaime Samuel Benchimol e Nora Benchimol.

O presidente reforçou a importância da história de vida e obra do homenageado e ressaltou a honra da Casa Legislativa em promover o reconhecimento.

“É um momento de grande orgulho para a cidade de Manaus, para esta Casa, poder homenagear o centenário do professor Samuel Benchimol, que foi o principal defensor da Amazônia no que se refere à questão educacional e de ensinar a todo o Brasil o que é a Amazônia. E é com grande alegria e honra que eu me coloco perante vossas senhorias para dizer um pouco do que nós, amazônidas, amazonenses e manauaras sentimos, em relação à grande figura que foi o professor”, comentou Caio André.

Durante a entrega da placa, o presidente destacou, ainda, que essa era uma homenagem justa a um homem que tanto fez pela Amazônia e seu povo.

“Nosso justo reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara, defendendo a sobrevivência do homem com a floresta, sendo o maior amazonólogo de todos os tempos e um dos principais especialistas da região amazônica”, completou.

“Ele foi um homem com uma vida muito intensa, de muito trabalho e muita dedicação. Ele dizia, na sua carta de despedida, que ele viveu no limite das suas forças, o trabalho no limite das suas forças. E esse gesto aqui é um reconhecimento a tudo isso que ele fez, e continua fazendo, a favor da nossa região, pois as suas ideias e as suas obras continuam atuais e continuam inspirando as novas gerações”, disse Jaime Samuel Benchimol, que esteve na solenidade junto a outros familiares do homenageado.

Biografia – Samuel Isaac Benchimol nasceu em Manaus, era escritor com 109 trabalhos publicados, membro da Academia Amazonense de Letras, Professor Emérito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Pesquisador, Catedrático da disciplina de Introdução à Amazônia, Líder Comunitário, presidente do Comitê Israelita do Amazonas, e empresário co-fundador do grupo Bemol-Fogás.

Como escritor, suas obras sempre defendiam a necessidade de que o desenvolvimento sustentável da Amazônia deveria respeitar quatros parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.

*Com informações da assessoria

Leia mais: Bastidores: Caio André reforça aliança com Wilson Lima e aumenta rumores sobre ser cotado como vice na disputa pela Prefeitura de Manaus

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -