26.3 C
Manaus
terça-feira, novembro 28, 2023

Bastidores: Caio André reforça aliança com Wilson Lima e aumenta rumores sobre ser cotado como vice na disputa pela Prefeitura de Manaus

Ao O Convergente, o analista político Helso Ribeiro comentou sobre uma possível chapa formada entre o deputado Roberto Cidade e o vereador Caio André na corrida eleitoral em 2024

Por

Faltando um ano para as eleições municipais, o cenário político amazonense já vai ganhando forma e as alianças entre os políticos vão ficando coesas. Neste cenário, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Caio André (UB), esteve sob os holofotes nos últimos dias, e os rumores de que o seu nome estaria cotado para integrar uma chapa apoiada pelo governador Wilson Lima (UB) ganharam forças nos bastidores da política.

Os rumores ficaram ainda mais fortes quando o presidente da CMM reforçou o seu apoio ao governador do Amazonas durante uma entrevista. Na ocasião, Caio André alegou que o futuro dele nas eleições municipais de 2024 estará às ordens de Lima.

“Eu digo isso com muita firmeza: eu estarei onde o governador estiver. E digo mais, ainda não dá para passar por debaixo dessa ponte, não sabemos ainda quem são os players”, comentou o presidente da CMM.

Vale lembrar que, em agosto, durante a participação do vereador no programa Debate Político, quadro do O Convergente apresentado pela CEO da empresa Érica Lima Barbosa, Caio André não comentou sobre o rumo dele nas eleições e ainda apostou na reeleição de David Almeida (Avante) na Prefeitura de Manaus.

Na entrevista desta semana, o vereador destacou que foi a pedido do governador Wilson Lima que ele decidiu se candidatar ao cargo que hoje cumpre na CMM e, por essa razão, vai seguir os caminhos que o governador apontar.

“O meu líder político hoje é o governador Wilson Lima. Eu faço parte desse grupo político e quero deixar isso bem claro. Eu fui candidato a vereador em 2020, a pedido do governador Wilson Lima”, disse.

Até o momento, o vereador Caio André não deixou claro se pretende disputar a reeleição na cadeira ocupada por ele na Câmara Municipal de Manaus ou se pode chegar a tentar outro cargo nas eleições municipais. No entanto, as informações que circulam nos bastidores políticos é que o nome dele está cotado para ser vice-prefeito em uma possível chapa encabeçada pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB).

Como noticiou O Convergente, há rumores de que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) seja o nome escolhido pelo governador Wilson Lima para a corrida pela Prefeitura de Manaus. Vale ressaltar que Cidade teve um expressivo número de votos nas eleições de 2022 em Manaus.

Especialista comenta

Ao O Convergente, o analista político Helso Ribeiro comentou sobre o atual cenário político que vem se formando na capital amazonense. Ele explicou que as convenções partidárias somente serão realizadas no final de junho e no começo de agosto de 2024 e, com isso, a sociedade vai conhecer de fato os candidatos das próximas eleições.

“Até lá, vai haver muitas especulações, as águas vão subir, metaforicamente falando, ocorrerão mudanças”, avaliou. Apesar disso, o analista político também afirmou que, pelo atual cenário, percebe-se que o governador Wilson Lima será um cabo eleitoral bastante disputado em Manaus e nas grandes cidades do interior do Amazonas.

Em relação à aliança entre Caio André e Wilson Lima, o analista destaca que o presidente da CMM já reforçou esse apoio entre ambos. Ribeiro ainda pontuou que, mesmo cotado para vice, acredita que o vereador de Manaus não tem feito uma forte oposição ao prefeito David Almeida.

“O vereador Caio André não nega que faz parte do grupo político de Wilson Lima e ele foi eleito graças a esse apoio a esse grupo político na presidência da Câmara, contrariando um desejo do prefeito David Almeida. Até agora, o vereador Caio André não tem feito oposição ao prefeito David Almeida. Teve a negativa do empréstimo, mas isso não vejo como uma oposição forte”, destacou.

Para o analista político, o nome do atual presidente da CMM vai ser um dos nomes de peso na lista de escolhas para compor as chapas das eleições municipais, mas o mesmo não deve vir como candidato a prefeito e sim como vice. “Eu diria que o Caio André vai ser um dos nomes que será cobiçado nessa tentativa e já se fala no nome dele para vice”, frisou.

Com relação à possível chapa entre Caio André e Roberto Cidade, o analista afirmou que são dois nomes de peso na política amazonense, mas que é preciso saber como o cenário ficará definido, uma vez que ambos são do mesmo partido.

“Não sabemos, ele é do mesmo partido do governador. Não sabemos se vai caminhar para lá, eu veria uma chapa com densidade, mas não sei se veria uma chapa puro sangue com todos do União Brasil, isso só o tempo vai dizer”, disse.

Questionado sobre uma possível racha na relação entre a CMM e a Prefeitura de Manaus, o analista político disse que não seria confortável que o prefeito tivesse como oposição o presidente da CMM, pois o mesmo pode trazer à tona pautas que podem desfavorecer a atual gestão municipal.

“Não é confortável um prefeito ter oposição do presidente da Câmara. Inclusive, antes mesmo das convenções, nada impede de o vereador Caio André roer a corda e colocar pautas que deixem o prefeito em dificuldade. O Caio André não tem feito uma oposição radical ao prefeito David Almeida. Mas, neste caso, estamos vendo um caminho ser pavimentado para um racha. E aí, ele pode pautar assuntos não tão confortáveis para o prefeito”, finalizou.

Leia mais: “Houve um problema que precisou ser resolvido”, diz nota da prefeitura sobre bloqueio no sistema financeiro da CMM

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -