27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Lula chega em Portugal para assinar acordos bilaterais e depois irá à Espanha na terça (25)

Em Portugal é prevista a assinatura de 13 acordos, em diversas áreas, como tecnologia, energia, cultura, turismo, saúde e educação; Na Espanha, está prevista a assinatura de mais quatro acordos.

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Portugal às 6h35 (horário de Brasília), desta sexta-feira, 21/4, -10h35, no horário de Lisboa. O petista fica no país até a terça-feira, 25/4. Depois, o chefe do Executivo segue para Madri, na Espanha. Na comitiva do presidente, estão a primeira-dama Janja Silva. O presidente antecipou a viagem em um dia. O motivo da mudança não foi informado pelo Palácio do Planalto.

Na visita, o presidente busca firmar um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tenha validade permanente em Portugal e vice-versa. Além disso, está prevista a assinatura de mais acordos bilaterais e que o total de acordos cheguem a 13, em áreas diversas, como tecnologia, energia, cultura, turismo, saúde e educação.

De acordo com agenda divulgada pelo Palácio do Itamaraty, o presidente se encontrará com o presidente português Marcelo Rebelo, no Palácio de Belém neste sábado, 22/4; depois tem encontro com o primeiro-ministro português, António Costa. À tarde, Lula assinará acordos e terá encontro com jornalistas. Já à noite, o chefe da nação brasileira tem um jantar.

Na data, o presidente também almoça com o primeiro-ministro António Costa, com quem Lula almoça novamente na segunda-feira, 24/4.

Também nesta data, o petista planeja renovar o contrato da Apex com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep). O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, também acompanhará o chefe do Executivo.

Lula também participará da entrega do Prêmio Camões, considerado o principal troféu da literatura em língua portuguesa, ao cantor e compositor Chico Buarque. O artista recebeu a honraria literária em 2019, porém, o então presidente na época, Jair Bolsonaro (PL), recusou-se a assinar o diploma para a entrega do prêmio. Chico Buarque é crítico ao ex-presidente e amigo de Lula.

Ida à Espanha

O último compromisso de Lula em Portugal será na manhã de terça-feira, 25/4, quando o presidente participará de uma sessão solene em sua homenagem na Assembleia da República, em Lisboa. Depois, segue para Madri.

Na Espanha, Lula fará reuniões com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, o rei Filipe e empresários espanhóis. A expectativa é que o chefe do Executivo assine 4 acordos bilaterais com o país.

Confira a agenda completa:

Leia mais: Gonçalves Dias presta depoimento na PF sobre atos de vandalismo de 8 de janeiro

 

Da Redação com informações Poder360

Foto: Ricardo Stuckert

Ilustração: Marcus Reis

Revisão textual: Érica Moraes

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -