25.3 C
Manaus
sábado, maio 25, 2024

Governo do AM, Prefeitura e CMM emitem nota sobre chuvas neste sábado em Manaus

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24h, a precipitação foi em média de 78,6mm, até às 12h de hoje

Por

Governo do AM, Prefeitura e CMM se pronunciam – Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Manaus neste sábado, 25/3, o Governo do Amazonas, por meio do governador Wilson Lima (União Brasil), a Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito David Almeida (Avante) e a Câmara Municipal de Vereadores (CMM), representada pelo presidente Caio André (PSC), se pronunciaram, por meio de notas oficiais, sobre as ocorrências provocadas pelas fortes chuvas em toda a cidade.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24h, a precipitação foi em média de 78,6mm, até às 12h de hoje. As zonas mais afetadas com as chuvas foram: a Leste, com 122mm; a Norte, com 89 mm; a Centro-Oeste, com 82mm; a Oeste, com 54mm e a Sul, com 47mm. Com isso, mais de 7 ocorrências de alagação, 2 de deslizamento e nenhuma risco 4 (o de maior severidade).

Em nota, o Governo do Amazonas falou sobre a Comunidade da Sharp, uma das mais afetadas neste sábado, e disse que as famílias já estão cadastradas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), destacando que já há assistências às vítimas na comunidade.

“O Governo do Amazonas informa que as famílias da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, que tiveram suas moradias afetadas pelas chuvas, na manhã deste sábado, 25/3, estão sendo acompanhadas e assistidas pelas equipes sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab)”.

Outro destaque feito pelo Governo é quanto o início das obras do Prosamim+ ainda para este ano e ainda assegurou que todas as famílias da área de alagação serão atendidas no projeto habitacional. “Essas famílias terão prioridade no processo de reassentamento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo realizado pela Suhab. Aquelas cujas casas foram afetadas, vão receber a bolsa moradia transitória, até que recebam a solução de moradia definitiva. Elas foram levadas provisoriamente para uma escola estadual na região. Além da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, UGPE e Suhab vêm atuando, por meio do Prosamin+, também no reassentamento de moradores da área Manaus 2000, na zona sul. O processo de reassentamento já está acontecendo e, ainda em 2023, todas as famílias que estão na faixa de alagação serão atendidas com reassentamento”.

O Governo ressaltou também que desde o início das chuvas desta sábado, 25/3, os órgãos estaduais entraram em ação, com equipes de atendimento nas áreas de cidadania, direitos humanos e serviço social, além do atendimento por homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em todas as zonas de Manaus.

Desde o início da chuva neste sábado, a UGPE faz o monitoramento de todas as áreas de atuação do programa. Também estão atuando no suporte às famílias afetadas as Secretarias de Assistência Social (Seas) e Justiça e Direitos Humanos (Sejusc). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas também estão trabalhando no atendimento e monitoramento de ocorrências, prestando apoio às ações das secretarias municipais”.

Prefeitura de Manaus em alerta

Também por meio de nota, a Prefeitura de Manaus pediu para que a população em áreas de risco acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199.

“A Prefeitura de Manaus está em alerta e atuando para conter danos causados pela chuva em todas as zonas da cidade. Redobre seus cuidados com crianças, idosos e animais.
Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199″.

O prefeito David Almeida também se posicionou sobre os ocorridos deste sábado. “Estamos aqui com todas as nossas equipes unidas imbuídos de trabalhar pela cidade para minimizar os efeitos desta grande chuva”, destacou Almeida, pontuando que a chuva deste sábado foi maior em pluviometria do que a dos últimos dias 11 e 12 de março, que resultou em uma tragédia que deixou  8 mortos, no Nova Floresta, zona Leste.

Veja Vídeo

Parlamentares em ação

O presidente da CMM, vereador Caio André, também disse, por meio de nota, que os 41 vereadores estão trabalhando em conjunto para dar assistência aos populares vítimas das chuvas, os direcionando para os órgãos competentes, sendo eles na esfera municipal e estadual.

Parlamentares, junto às equipes que integram essa 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), estão acompanhando os problemas ocasionados pela forte chuva que atinge nossa cidade neste sábado.

“Estamos atentos aos problemas, coletando dados e encaminhando aos órgãos competentes demandas que recebemos, bem como ajudando no que é possível, para amenizar o sofrimento das famílias atingidas. O poder Executivo pode contar com nosso parlamento para qualquer solução inerente ao Legislativo, para prestar apoio aos moradores afetados pelas fortes chuvas”, afirmou o vereador Caio André (PSC), presidente da Câmara de Manaus, em suas redes sociais.

Confira os vídeos da chuva deste sábado em nossas redes sociais

Leia mais: Pluviometria alerta 70,2 mm de chuvas nas últimas 24h com inundações e desabamento na capital; Veja

 

Por Edilânea Souza

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -