24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

João Pedro Gonçalves é anunciado em cargo de direção do INCRA

João Pedro Gonçalves da Costa foi nomeado esta terça-feira para cargo de direção na cúpula do INCRA

Por

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), nomeou esta terça-feira (28), João Pedro Gonçalves, 70, como diretor de Governança Fundiária no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O anúncio já estava programado há mais de um mês, quando o Instituto definiu o presidente, César Aldrighi.

Nesta segunda (27), foram anunciados oficialmente os nomes dos presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrigui; da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Jamil Yatim.

No Incra também foram anunciados a diretora de Desenvolvimento, a professora universitária, assistente social e advogada Rose Rodrigues; diretor de Gestão Estratégica, Gustavo de Souto de Noronha e Procuradora Federal Especializada, Maria Rita Reis.

Foram anunciados cargos na Ceagesp do diretor Administrativo e Financeiro, Hamilton Ribeiro Mota e do diretor Técnico Operacional, José Lourenço Pechtoll, ambos em processo de nomeação.

João Pedro Gonçalves

O agora diretor de Governança Fundiária, em 2022 fez parte da equipe de transição do governo Lula, ajudando a criar o Ministério dos Povos Originários. Nas últimas eleições chegou a se candidatar a governador, porém o partido decidiu apoiar Eduardo Braga (MDB).

Foi superintendente do Incra no Amazonas no governo de Lula entre 2003/2006, trabalhou na implantação de projetos de assentamento de terra, sua missão é desenvolver os projetos criados.

Sobre os novos presidentes

O Governo anunciou o nome de César Aldrighi que já estava atuando de forma interina desde o início do ano, formado pela Universidade Federal de Pelotas é especializado eme engenharia agrônoma e servidor de carreira do Incra desde 2004. Nos anos de 2001 a 2002 foi secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do governo do Rio Grande do Sul.

Na Conab já havia especulação do anúncio de Edegar Pretto (PT-RS), vindo da indicação do presidente Lula, dentro de um contexto de retomada de políticas públicas agrárias que ajudem a fortalecer a agricultura familiar. Devido a isso já era de conhecimento que o nome dele seria anunciado, ele que que disputou o governo do Rio Grande do Sul pelos petistas.

O nome de Jamil Yatim foi confirmado pela Ceagesp como diretor-presidente, já ocupou antes o cargo de diretor financeiro da instituição no governo Dilma, sendo ligado ao PT de Jundiaí.


Por Redação Manaós

Foto: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -