A presença constante do vereador de Manaus Sargento Salazar (PL) ao lado da pré-candidata ao Governo do Amazonas, professora Maria do Carmo (PL), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins voltou a alimentar as especulações sobre uma possível composição da chapa majoritária do partido para as eleições de 2026.
Ao longo da programação no Bumbódromo e em outros compromissos na Ilha Tupinambarana, Salazar integrou a comitiva da pré-candidata, aparecendo em diversos registros publicados nas redes sociais ao lado de Maria do Carmo e de outras lideranças do Partido Liberal.
Atualmente, o vereador é pré-candidato a deputado federal. No entanto, nos bastidores da política amazonense, seu nome continua sendo citado como um dos mais fortes para ocupar a vaga de candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela professora.
A própria Maria do Carmo afirmou, durante o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas, que o nome escolhido para a vaga de vice deverá ser anunciado até o final de julho.
Leia mais: Até o final de julho nosso vice está na área, diz Maria do Carmo durante lançamento de pré-candidatura ao Governo do Amazonas
Capital político fortalece especulações
Um dos fatores que colocam Salazar entre os principais cotados é seu desempenho nas eleições municipais de 2024. O parlamentar foi o vereador mais votado de Manaus, recebendo 22.594 votos e estabelecendo um dos maiores desempenhos da história recente da capital.
Nos bastidores, lideranças políticas avaliam que esse capital eleitoral poderia fortalecer uma eventual chapa liderada por Maria do Carmo, ampliando o alcance da candidatura em Manaus e no interior do estado.
Apesar das especulações, Salazar tem reafirmado publicamente que seu projeto político é disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Salazar condiciona permanência no projeto do PL
Em maio deste ano, durante o evento de lançamento da pré-candidatura de Maria do Carmo ao Governo do Amazonas, que contou com a presença do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, o vereador foi questionado pela reportagem de O Convergente sobre a possibilidade de abrir mão da disputa para deputado federal para integrar a chapa como candidato a vice-governador.
Na ocasião, Salazar respondeu que existe um acordo firmado dentro do partido e condicionou sua permanência no projeto político a esse compromisso.
“Te falar a verdade, nós temos um acordo. Eu viajei daqui de Manaus para Brasília e fiz um acordo. Se o Wilson Lima pisar no partido, eu estou fora. Só mudaria se caso o partido descumprisse comigo, porque eu creio que isso não vai acontecer. Se houver alguma coligação do PL com União, eu nem serei candidato.”
Ver essa foto no Instagram
Leia mais: Se o Wilson Lima pisar no partido, eu estou fora, diz Sargento Salazar durante evento do PL
A declaração evidencia que, embora seu nome continue sendo lembrado para compor a chapa majoritária, Salazar mantém como prioridade a pré-candidatura à Câmara dos Deputados e demonstra resistência à possibilidade de mudanças caso haja uma aliança entre o PL e o União Brasil no Amazonas.
📲 Quer receber as principais notícias direto no WhatsApp? Acesse o canal do O Convergente e acompanhe informação com agilidade, credibilidade e conexão com os fatos.


