A gestão do prefeito David Almeida (Avante) será investigada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), após o órgão admitir uma representação para investigar possíveis práticas de nepotismo na administração municipal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do órgão no último dia 8.
De acordo com o documento, a denúncia, registrada sob o número 16050/2025, apontou indícios de violação aos princípios da impessoalidade e moralidade administrativa, previstos na Constituição Federal, por meio de nomeações de parentes em cargos estratégicos e uso de nomes de familiares em obras e equipamentos públicos.

Na representação, protocolada pelo vereador Rodrigo Guedes (PP), pede que, caso sejam comprovadas as irregularidades, sejam aplicadas penalidades como perda dos direitos políticos, ressarcimento ao erário e ajuizamento de ações por improbidade administrativa.
Segundo o documento, familiares do prefeito teriam, supostamente, sido contemplados com contratos e nomeações vinculados à administração municipal.
Com a apresentação admitida pelo TCE-AM, o caso será encaminhado para análise técnica do setor competente do órgão, que deverá emitir parecer sobre as supostas irregularidades. Após essa etapa, o processo seguirá para relatoria e, posteriormente, será submetido à avaliação do colegiado.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para buscar um esclarecimento a respeito e aguarda retorno.
Leia mais: TCE emite alerta para gestão David Almeida por não cumprir meta de alfabetização em 2024


