29.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

Observatório de Turismo da UEA e Embratur assinam Carta de Intenções durante abertura da 8ª edição do Rbot

A solenidade ocorreu segunda-feira (27) e segue até o dia 30 de maio, em Manaus

Por

“O brasileiro precisa conhecer a Amazônia”. Com essas palavras, retransmitidas do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo coordenador de Informações e Inteligência da Embratur, Fábio Montanheiro, foi assinada a Carta de Intenções entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A assinatura da carta deu-se durante a abertura da 8ª edição do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot 2024). A cerimônia ocorreu na segunda-feira (27/05) no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, localizado na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro.

A carta tem o objetivo de unir esforços e promover a cooperação para a criação de um Observatório de Turismo compartilhado da Amazônia e a consolidação de informações em uma mesma plataforma e divulgação de dados. A assinatura foi realizada pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, e pelo coordenador de Informações e Inteligência da Embratur, Fábio Montanheiro.

Como testemunhas, estavam a presidente da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, Giovanna Tavares; a assessora da Gerência da Embratur, Paula Schulz; e a diretora da Rede Interinstitucional do Observatório de Turismo da UEA, Márcia Raquel Cavalcante Guimarães.

O coordenador de Informações e Inteligência da Embratur, Fábio Montanheiro, explicou que foi uma determinação do presidente Lula para que os projetos de turismo fossem levados a todas as regiões do Brasil, mas que começasse pelo Norte. “A partir de agora firmamos esse compromisso com a UEA para que se inicie esse trabalho piloto de plataformas de dados regionais e do turismo doméstico com a região Norte. Esperamos que isso se transforme, futuramente, em um manual onde possamos submeter a Rbot e ele passe a ser utilizado em todas as regiões do Brasil com a diretrizes básicas e indicadores que precisamos”, pontuou.

O reitor André Zogahib enfatizou que o evento é tão importante para a UEA quanto para a Rbot, que tem uma preponderância científica no Brasil e pretende-se discutir o turismo de tal forma que se consiga aprimorar o desenvolvimento do setor na região Norte.

“Fico muito feliz com essa iniciativa do Governo Federal em assinar a carta. É algo que nos deixa entusiasmados e é um passo significativo que estamos dando para o desenvolvimento do turismo da nossa região. E a UEA tem esse papel de discutir, entender, refletir e buscar soluções que possam auxiliar tanto o setor público, quanto o setor privado”, salientou o reitor.

A presidente da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, Giovanna Tavares, explicou como é sediar o evento no Norte pela primeira vez em oito anos. “É muito importante, pois a gente migra das regiões Sul e Sudeste e passa a valorizar as pessoas daqui. Então, essa igualdade, essa parceria é fundamental para o crescimento da pesquisa do turismo no Brasil. Vivemos em um país continental e o turismo é experiencia, é gastronomia, é a parte étnica. Eu tinha um sonho de conhecer Manaus e a cidade é maravilhosa”, enfatizou.

Sobre a Rbot 2024

Com o tema “Os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos”, Manaus sedia o evento que conta com apoio da universidade. Ele segue até o dia 30 de maio e acontece no Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no centro de Manaus.

A programação inclui oficinas, exposição de banners, apresentação de pesquisas e cases de sucesso e está disponível clicando aqui

O evento conta com o apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (Padex/UEA) e é amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Parev/Fapeam).

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

Leia mais: Na Coreia do Sul, Deputado Dr. George Lins representa o Amazonas em missão de intercâmbio parlamentar

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -