Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de Segurança Inovadora, que acontecerá na Aleam nos dias 23 e 24 de maio. Voltado a profissionais e a estudantes das áreas correlatas à segurança pública, o evento debaterá o tema a partir da apresentação de casos bem sucedidos na área.
“A primeira edição do Seminário, ocorrida em agosto de 2023, foi um grande sucesso e rendeu várias ações práticas, como a ida da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça a Tabatinga, para ouvir os prefeitos do Alto Solimões; agora estamos abordando mais diretamente experiências que sejam factíveis de implantação no na Amazônia e, em especial, no Amazonas, que ostenta índices vergonhosos de violência”, afirmou o parlamentar.
Planejamento do espaço urbano e design ambiental, municipalização de ações, combate ao crime organizado e aos narconegócios e capacidade de resposta rápida em caso de calamidades serão alguns dos temas a serem tratados durante os dois dias de evento.
Dan Câmara, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam, promotora do simpósio, declarou que em 2024 haverá uma participação maior dos especialistas locais entre os palestrantes: “precisávamos trazer esse conhecimento da realidade amazonense e amazônica para as discussões, por isso convidamos uma série de autoridades que atuam no âmbito do estado, como o secretário de estado de segurança pública, coronel PM Vinicius Almeida, e o promotor Igor Starling, integrante do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual; será uma oportunidade de questionar as ações públicas e entender a dinâmica que as move”.
O deputado Comandante Dan destacou a prioridade recebida por parte da presidência do legislativo estadual: “deputado Roberto Cidade se tornou um aliado da segurança pública e nos concede todo o apoio à realização da empreitada”. O acesso à programação completa do evento e às inscrições acontecem de forma virtual, pela plataforma Sympla.
Já se inscreveram mais de 400 pessoas dos diversos seguimentos, segurança publica e defesa, acadêmicos e pessoas interessadas no tema.
*Com informações da assessoria
Foto/Ilustração: Divulgação Assessoria/Marcus Reis
Leia mais: TRE-AM nomeia novos dirigentes da Escola Judiciária Eleitoral
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.