28.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

TRE-AM nomeia novos dirigentes da Escola Judiciária Eleitoral

Desde setembro de 2021, o Dr. Fabrício Marques atua como membro titular e foi reconduzido ao cargo em dezembro de 2023. O juiz Cássio Borges iniciou seu mandato este ano

Por

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) tem novos dirigentes. A Corte anunciou, nesta quarta-feira (22), os nomes dos novos membros: o Juiz Membro do Pleno, Dr. Fabricio Frota Marques, assumiu a função de Diretor, e o Juiz de Direito Cássio André Borges dos Santos, também Membro do Pleno, será o Vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Desde setembro de 2021, o Dr. Fabrício Marques atua como membro titular do Tribunal da Escola Judiciária e foi reconduzido ao cargo em dezembro de 2023. Por sua vez, o Dr. Cássio Borges iniciou seu mandato como membro titular do Tribunal em maio deste ano.

Veja também:

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta quarta-feira (22) o chamado “assédio judicial” contra jornalistas e veículos de imprensa. Com a decisão, a Corte confirma a ilegalidade do ajuizamento de inúmeras ações judiciais para constranger ou dificultar o exercício da liberdade de imprensa.

Pelo entendimento, as ações nas quais pessoas citadas em matérias jornalísticas buscam indenizações devem ser julgadas pela Justiça da cidade onde o jornalista mora. Atualmente, quem processa pode escolher a cidade em que a ação vai tramitar, pulverizando os processos contra a imprensa.

Os ministros também acrescentaram na decisão que a responsabilização de jornalistas e veículos de imprensa deve ocorrer somente em caso de dolo ou culpa grave, ou seja, por negligência profissional, com a intenção de prejudicar a pessoa citada em uma reportagem.

O julgamento foi motivado por ações protocoladas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Da Redação/Assessoria

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Unânime: STF reconhece assédio judicial a Jornalistas e veículos de imprensa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -