30.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Conferência da ONU oficializa Belém como sede da COP30

Com a escolha, a cidade terá os holofotes de todo o mundo nas discussões sobre mudanças climáticas

Por

A cúpula da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 28 oficializou, nesta segunda-feira (11), a cidade de Belém, no Pará, como a sede da COP30, que vai ocorrer em 2025.

Com a escolha, a cidade terá os holofotes de todo o mundo nas discussões sobre mudanças climáticas e estratégias globais para combater os efeitos adversos do aquecimento global.

Belém já havia sido anunciada em janeiro deste ano, após ser a cidade candidata apontada pelo governo federal, no entanto somente hoje foi oficializada como sede.

O presidente Lula afirmou que a escolha de Belém como sede da COP30 é “uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”.

“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só falava da Amazônia, só falava da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'”, afirmou o presidente.

A COP é o principal palco de discussões de mudanças climáticas no mundo. Na conferência, são tratadas alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

Leia mais: “Falta efetivar mais e falar menos”, comenta analista sobre falas sobre Amazônia da comitiva do governo Lula na COP28

___

Por Camila Duarte com informações do G1

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -