29.3 C
Manaus
sábado, abril 20, 2024

Incêndio MST no Pará: Paulo Teixeira anuncia checagem de terras públicas para famílias atingidas

A assessoria do movimento afirma que uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia

Por

O acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas, município no sudeste do Pará, foi atingido por um incêndio na noite de sábado (9), causado por um curto-circuito. Segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), nove pessoas morreram, seis acampados e três trabalhadoras da empresa de internet.

A assessoria do movimento afirma que uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia. A descarga elétrica produziu um incêndio e entrou na casa das pessoas através da rede de eletricidade e da cerca que dividia o acampamento. O incidente deixou outras oito pessoas feridas.

O MST publicou uma nota onde afirma que o movimento está em luta e em luto. No mesmo dia do ocorrido, foi convocada uma assembleia e ato em solidariedade às famílias do acampamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, em suas redes sociais, o acidente e se solidarizou com os familiares das vítimas.

A pedido do presidente, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), César Aldrighi, viajaram para Parauapebas para acompanhar as investigações e prestar apoio às vítimas.

Teixeira anunciou, pelas redes sociais, que será realizada uma checagem de terras públicas para as famílias, além de cadastro pelo INCRA.

Cerca de mil famílias, com três mil pessoas, vivem na área afetada, segundo dados do MST. O laudo do Corpo de Bombeiros deve sair em 30 dias, e o inquérito da Polícia Civil está em curso.

Leia mais: Conferência da ONU oficializa Belém como sede da COP30

__

Por July Barbosa com informações CNN

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -