26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Maduro após reunião com Lula: Venezuela “está de portas abertas” para investidores brasileiros

Presidente venezuelano deu declaração, após encontro bilateral no Palácio do Planalto

Por

Nicolas Maduro, presidente da Venezuela afirmou, na segunda-feira (29), que o governo do seu país está “de portas abertas” para a retomada das relações com empresários brasileiros. “A Venezuela está preparada para que retomemos as nossas relações virtuosas junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias ao empresariado, para que voltemos ao tempo de investimentos e crescimento econômico”, disse Maduro em discurso após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O líder venezuelano defendeu “colaboração, cooperação conjunta que possa abranger a todas as áreas da economia, comércio, educação, saúde, cultura, agricultura”. “Hoje se abre uma nova época entre as relações de nossos países”, disse Nicolas Maduro, que também fez críticas à forma como as relações entre Brasil e Venezuela foram “fechadas” nos últimos anos por conta do governo Jair Bolsonaro, alinhado aos interesses do governo Donald Trump (2017-2021).

“As portas com o Brasil foram fechadas, ainda que sejamos países vizinhos, países que se amam como povos. As portas foram fechadas em termos de relações financeiras, econômicas, comerciais, culturais, políticas e diplomáticas. Junto de outros governos, tentaram impor um governo à República da Venezuela, mas isso é passado”, acrescentou.

O presidente Nicolas Maduro também defendeu que o seu país entre para os Brics, Bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O presidente Lula disse, na segunda-feira (29), que é favorável a uma moeda comum para os países membros do grupo e afirmou que é necessário muitos países terem mais independência do dólar.

Por fim, o presidente venezuelano disse esperar que as portas de seu país com o Brasil “nunca mais se fechem”, e que as duas nações “precisam estar unidas; estou muito feliz de estar no Brasil, vejo com olhos positivos, amamos a história do povo brasileiro, e esperamos que nunca mais ninguém feche as portas do Brasil com a Venezuela. Brasil e Venezuela precisam estar unidos, de aqui, por diante e para sempre. ”

Leia mais: Avanço na mesa de negociação entre governo e professores chega a possível reajuste de 14%

__

Por July Barbosa com informações CNN.

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -