27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Sabatina de candidatos ao TCE nesta quinta-feira na ALE-RR será fechada ao público

Os candidatos serão sabatinados nesta quinta-feira (18), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa de Roraima

Por

A sabatina dos candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) não será aberta ao público. Os candidatos serão sabatinados nesta quinta-feira (18), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR).

Segundo informações do G1 a sabatina não será transmitida pelas redes sociais ou outros meios de comunicação da Casa. A votação em plenário será definida ainda na quinta-feira, após a sabatina.

Foram aprovados pela Comissão Especial Externa, responsável pelo processo, os candidatos: deputado estadual Jorge Everton (União), Regys Freitas, reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a advogada Maria da Glória de Souza Lima, o deputado estadual Coronel Chagas (Republicanos), e a primeira-dama do estado, Simone Soares de Souza, conhecida como Simone Denarium – esposa do governador Antonio Denarium.

A Comissão Especial Externa é formada pelo deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente, e pelos deputados Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos).

“Os nomes dos candidatos aptos para serem submetidos a votação em Plenário serão divulgados por meio de edital, publicado no Diário Oficial do Legislativo”, informou a Ale-RR.

O reitor Regys Freitas havia sido desclassificado, mas recorreu e voltou para a disputa após aprovação da Comissão. A sabatina dos candidatos ocorre conforme a ordem de inscrição, nos seguintes horários:

• Jorge Everton, às 14h
• Regys Freitas, às 15h
• Maria da Glória, às 16h
• Coronel Chagas, às 17h
• Simone Denarium, às 18h

“Após essa fase de sabatina, haverá o encaminhamento dos nomes ao Plenário, para que os 24 deputados possam deliberar. Aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos, vai ser considerado o novo conselheiro do TCE”, explicou o superintendente legislativo, Jardel Souza.

O cargo de conselheiro do TCE é vitalício e tem salário de R$ 35.462,22. O cargo vago é do conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado, que foi aposentado.

Para ser aprovado para o cargo, o candidato deve obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, idoneidade moral e reputação ilibada. Além de possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

Primeira-dama

A candidatura da primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) poderá ser anulada na Justiça, uma vez que o advogado Marco Vicenzo entrou com uma ação popular para tentar barrar o pleito à vaga por Simone. Além dele, outros três advogados também entraram com ações na Justiça de Roraima, no caso, Leocádio Menezes, Mário Jorge Peixoto e Jhonatan do Carmo Rodrigues.

Leia mais: Roraima: Candidatura de Simone Denarium para conselheira do TCE está sob suspeita de inconsistências

 

Da redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -