24.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Lula retoma exigência de visto para turistas dos EUA, Japão, Austrália e Canadá

O ato passa a valer em 1° de outubro e deverá ter um impacto mínimo no setor de turismo

Por

Foi assinada na manhã desta quarta-feira (3), pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, uma portaria que determina o retorno da exigência de visto para turistas oriundos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida passa a valer a partir do dia 1º de outubro de 2023.

A medida irá retificar um dos primeiros atos do ex-presidente Jair Bolsonaro, no início de seu mandato em 2019, onde o presidente optou por abrir mão, de forma unilateral, da exigência do documento, uma vez que os quatro países exigem vistos de brasileiros que desejam visitá-los.

De acordo com o governo, a retomada da medida se deu baseada no princípio da reciprocidade, e deverá ter um impacto mínimo no setor de turismo. O Itamaraty afirmou em nota oficial, “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita, sem reciprocidade, a outros países. O governo brasileiro estará pronto a seguir negociando, com os quatro mencionados países, acordos de isenção de vistos em bases recíprocas”.

Ministério do Turismo

O órgão falou sobre a nova decisão, “O Ministério do Turismo irá trabalhar com o Ministério das Relações Exteriores medidas para facilitar a emissão de vistos, como o visto eletrônico, obtido no prazo de 24 horas, de forma on-line e sem a necessidade de deslocamento aos consulados”.

Assim, o processo não deve apresentar grandes dificuldades para aqueles que desejam visitar o Brasil. O órgão reitera que a facilitação da emissão do documento é suficiente para um acréscimo de 25% na entrada de estrangeiros no país, segundo um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Leia mais: ‘Bem abaixo das piores expectativas’, diz ex-secretária de Cultura, Regina Duarte sobre Governo Lula

__

Por July Barbosa com informações CNN

Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -