33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

Comitiva do Amazonas acompanha Alckmin em viagem a Manaus

Além da participação de Alckmin na reunião, remarcada para iniciar na tarde desta sexta-feira, 24/3, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, o vice-presidente também deve cumprir agendas com empresários da indústria local

Por

Uma comitiva de deputados acompanham a comitiva que traz o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), em viagem para o Amazonas, entre eles, o deputado federal e decano Átila Lins (PSD) e o novato Amon Mandel (Cidadania).

Os parlamentares seguirão a agenda do ministro, durante a participação na 308ª Reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS) em Manaus.

Além da participação de Alckmin na reunião, remarcada para iniciar na tarde desta sexta-feira, 24/3, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, o vice-presidente também deve cumprir agendas com empresários da indústria local.

Ainda na comitiva de Alckmin constam demais membros do ministérios, além da deputada federal pelo Acre, Antônia Lúcia Câmara (Republicanos).

Também está prevista a presença de governadores dos estados que compreendem a Suframa, entre eles: Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

Expectativas da reunião e Reforma Tributária

O Superintendente Interino da Suframa, Marcelo Pereira, falou da logística, do esquema de segurança e expectativas do evento ao Portal O Convergente.

“O vice-presidente da República chega agora na cidade de Manaus, às 13h20, saindo de lá, nós vamos fazer uma visita rápida ao Centro de Biotecnologia Amazônia (CBA). Nós não recomendamos que nem a imprensa e nem a sociedade compareça ao local, mesmo porque evento principal é o Conselho de Administração (CAS) e ele vai dar uma passada muito rápida. Há um aparato de segurança da Presidência da República, então o recomendado é ir direto para o Centro de Convenções Vasco Vasco. O evento inicia às 15h, a sessão pública da 308ª reunião do Conselho de Administração da Suframa”, comentou Pereira.

Sobre o evento e as discussões que ocorrerão em torno da Reforma Tributária e da aprovação dos projetos, Marcelo Souza disse que serão as melhores visando o desenvolvimento do Amazonas.

“Em relação as expectativas do evento nós vamos aprovar projetos com expectativa de investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão e a geração de novos 1605 mil postos de trabalho. Um dos pontos altos da sessão é a chegada, é o retorno da Signify. A Signify é uma empresa, é um braço da Philips, a Philips que foi embora 2016 da Zona Franca de Manaus, retorna com um braço de produção pra lâmpadas LED, produto de valor agregado bem elevado e e que promete aí em integração de muita tecnologia”, pontuou Souza.

Quanto à Reforma Tributária, Marcelo disse: “Quanto às cobranças sobre a Reforma Tributária eu entendo que este é um ambiente  de discussão no país inteiro e não deixará de ser feito cobranças pela bancada federal, bancada estadual, autoridades presentes, até mesmo porque o vice-presidente vem justamente ouvir isso. O ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin vem justamente ouvir isso, ele quer ouvir o que nós, do estado do Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre, temos a comentar, a falar, a contribuir com essa discussão de Reforma. Então, temos expectativas que nosso ministro será muito bem recebido. O amazonense e o manauara é muito caloroso na recepção e ele vai ele vai sair daqui bem impressionado e muito à vontade pra retornar”, finalizou.

Para a Superintendente Adjunta Executiva, substituta, Ana Maria de Souza, a expectativa em torno da reunião é muito boa. Ao O Convergente ela comentou sobre a visita e deseja que o vice-presidente conheça a importância do Centro de Biotecnologia da Amazônia e da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o estado do Amazonas.

“Irei participar da reunião. Nossa expectativa é que o vice-presidente [Geraldo Alckmin], além de aprovar os projetos, reconheça a importância da ZFM na reforma tributária e conheça o CBA [Centro de Biotecnologia da Amazônia] como alternativa para a indústria da bioeconomia no Amazonas”, disse.

Como funciona a reunião

O ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin terá o apoio logístico, de segurança e de organização do Governo do Amazonas. Há previsão é de que o vice-presidente fale em coletiva de imprensa antes do início da reunião do CAS.

Na reunião está previsto a aprovação de projetos no valor de R$ 1,5 bilhões em investimentos em linhas de diversificação e implantação, com 20 novas empresas que deverão se instalar em Manaus ainda este ano.

Leia mais: ‘O poder não é vago’, diz Marcelo Pereira sobre chefia interina na Suframa

 

Por Edilânea Souza

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -