Katia Schweickardt, ex-secretária de Educação de Manaus (Semed), foi nomeada para assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito pelo O ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira, 6/1, junto com os demais novos membros do segundo escalão do ministério.
Ela irá atuar na formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo Camilo, o foco é “fortalecer a educação básica no Brasil”.
“Fui tomada por uma profusão de sentimentos, angústia, mas, ao mesmo tempo, invadida pelo senso da responsabilidade com a reconstrução desse País, com o olhar e a voz da Amazônia, com a ancestralidade da minha negritude, com todos aqueles e aquelas que acreditam na potência transformadora da educação básica”, disse Schweickardt.
Katia Schweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduada em Economia pela UFRJ e em Ciências Sociais pela UFAM.
Em sua carreira profissional, Schweickardt foi servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), já atuou como coordenadora-geral do Centro Estadual de Unidade de Conservação do estado do Amazonas.
Ela também foi secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus e secretária municipal de Educação de Manaus, além de professora do Departamento de Ciências Sociais da UFAM.
Em 2020, ela foi agraciada com o prêmio ‘Espírito Público’, destaque na categoria educação, pela sua trajetória na área de educação de Manaus.
—–
Da Redação