27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

‘Educação no Amazonas e o papel da universidade’ foram temas abordados em entrevista com a reitora da Uninorte, Fabiane Almeida

No decorrer da entrevista, a professora, doutora e reitora da Uninorte, Fabiane Almeida, falou sobre o papel desempenhado pela universidade no processo de consolidação do Ensino à Distância (EaD) no período da pandemia

Por

“Eu gosto muito de compartilhar conhecimento”, foi com essa declaração que a professora, doutora e reitora da Uninorte, Fabiane Almeida, abriu o quadro “Erica Lima Conversa”, do Portal O Convergente, nessa segunda-feira, 1º/8. Convidada para falar sobre o “educação no amazonas e o papel da faculdade”, a professora discorreu um pouco sobre a sua trajetória como educadora e reitora de uma das universidades mais populares no Estado.

“Sou professora desde 2008. Comecei a lecionar em Benjamin Constant, lá na tríplice fronteira, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). E depois disso, não parei mais, eu peguei o gosto. Eu já tinha essa tendência a querer lecionar. Depois que experimentei, não parei mais”, disse Fabiane, que também já lecionou na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre 2009 e 2012.

Segundo ela, trabalhar na UEA lhe concedeu a oportunidade de viajar e visitar vários municípios do interior do Estado. “Por meio dessas visitas eu pude levar a educação, o que é mais importante. Ministrei aulas em diversos cursos no interior. Por algum tempo, coordenei essa estratégia de interiorização da UEA, na época, junto com o professor Luciano Balbino. Foi uma experiência muito boa de crescimento pra mim. E desde 2012, estou na Uninorte”, enfatizou a reitora.

Formação – Durante o bate-papo, Fabiane menciona que sua primeira graduação foi na área de Biologia e a segunda em Administração. A educadora também possui mestrado e doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“Fiz recentemente o MBA em Gestão de Empresas pela Universidade da Amazônia (Unama), que é co-irmã da Uninorte. E, desde então, eu trabalhei muito tempo na Escola de Ciências da Saúde. Grande parte da minha atuação dentro da Uninorte foi na Escola de Ciências da Saúde, ministrando ciclos básicos de formação para todos os cursos dessa área, como Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Biomedicina. Depois fui transitando em cargos de gestão ali dentro, desde cargos de gestão operacional até cargos de táticas mais estratégicas”, pontuou.

O papel das universidades – No decorrer da entrevista, Fabiane Almeida também comentou sobre o papel desempenhado pela universidade no processo de consolidação do Ensino à Distância (EaD) no período da pandemia.

“[Com a pandemia] houve um momento de rompimento. O EaD em seu cerne principal, é uma forma de educação que tem como essência o fato de ser assíncrono, que você pode entrar a qualquer momento e estudar. No caso da pandemia, a gente teve a consolidação da utilização dessas ferramentas para uma outra forma de ensino que é o regime letivo remoto”, destacou Fabiane.

Confira a entrevista na íntegra:

—-

Por Narel Desiree
Foto e Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -