32.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Comando do Ministério de Minas e Energia é trocado por Bolsonaro

Presidente exonerou Bento Albuquerque e nomeou Adolfo Sachsida. A mudança ocorre após novas críticas do governante à política de preços da Petrobras

Por

O comando do Ministério de Minas e Energia foi trocado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido, e Adolfo Sachsida foi nomeado como titular da pasta. As informações estão na edição desta quarta-feira, 11/5, do Diário Oficial da União (DOU).

A troca no comando da pasta acontece depois de Bolsonaro voltar a criticar a política de preços da Petrobras, estatal que é ligada ao ministério. Na semana passada, o presidente citou nominalmente Albuquerque e também o presidente da empresa, José Mauro Ferreira Coelho, ao reclamar de reajuste no preço do diesel para as refinarias.

“Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

Nos primeiros três meses do ano, a Petrobras registrou lucro líquido de 44,5 bilhões de reais. Em comparação com o o mesmo período do ano passado, o aumento foi superior a 3.718%. “O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo. Vocês não podem aumentar mais os preços dos combustíveis”, criticou o presidente durante sua transmissão semanal.

O novo ministro, Sachsida, era chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia. Ele é doutor em economia e advogado. Bento Albuquerque, por sua vez, era um dos poucos ministros restantes do quadro inicial do governo.

—-

Da Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -