27.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Segundo Centro de Testagem para Covid-19 será aberto nesta quarta-feira, 19/1

No Vasco Vasques serão montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. O local terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia.

Por

O novo Centro de Testagem contra a Covid-19, montado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na zona centro-oeste, começa a funcionar nesta quarta-feira, 19/01. A estratégia, fruto de parceira entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, visa ampliar a oferta do teste para rastreio da doença, quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar.

O novo Centro de Testagem irá funcionar, inicialmente, com 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, além de 20 mil testes rápidos de antígeno.

“O Centro de Testagem é importante para toda a rede de saúde, pois alivia as portas de entrada nas unidades de urgência e emergência do Estado, como SPAs e UPAs. Muitos pacientes estão procurando essas unidades para fazer somente a testagem e agora teremos na capital essa nova opção descentralizada”, afirmou o secretário de estado de Saúde, Anoar Samad.

Estrutura – No Vasco Vasques serão montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. O local irá oferecer o teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19. A testagem de pacientes com sintomas respiratórios atende à orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.

Além do novo Centro de Testagem, o exame para diagnóstico da Covid-19 é ofertado pelo Estado para passageiros que chegam pelas seguintes portas de entradas: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus.

Capacidade similar ao Studio 5 – O novo Centro de Testagem terá capacidade de atendimento similar à do Studio 5, com 40 estações de notificação, onde é feito o atendimento inicial do usuário; e 20 estações de coleta, com capacidade para a realização de 200 testes e emissão de resultado, por hora.

Além disso, 14 médicos farão o atendimento dos pacientes com resultado positivo e os que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de síndrome gripal. Também haverá, no local, dispensação de medicamentos para tratamento dos sintomas, conforme os protocolos de Covid-19 e influenza.

Confira a galeria:

O serviço é exclusivo para pessoas com sintomas iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que após este período o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e a orientação da Semsa é que o usuário procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico. O teste utilizado é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), cujo resultado leva de 15 a 20 minutos.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a descentralização da testagem faz parte das ações promovidas pelo município para melhorar o atendimento aos usuários do sistema de saúde. Shádia informou que, com o novo centro, unidades de menor capacidade de atendimento deixarão de realizar o teste.

“Observamos que parte das unidades de referência para Covid-19 estão ficando superlotadas e sem condições de acolher o paciente com qualidade, por isso vamos suspender a oferta de teste nesses locais e referenciar os pacientes para um dos centros de testagem, preparados para grandes demandas”, explicou.

Além do Centro de Testagem, o teste rápido para Covid-19 vinha sendo realizado em 51 unidades da rede municipal de saúde. Com o novo ordenamento, serão 33, que podem ser conferidas, a partir desta terça-feira, 18, pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Nos primeiros quatro dias de atividade, o Centro de Testagem do Studio 5 realizou 11.256 testes, com 48% de positivos para Covid-19, o que corresponde a 5.417 casos. Já nas UBSs, dados consolidados até o dia 13 de janeiro mostram o total de 8.272 exames coletados, dos quais 5.040 (61%) positivos para Covid-19.

— —

Com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Camila Batista / Semsa e divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -