27.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 22, 2024

Entre afagos e comemoração, Wilson Lima e David Almeida apresentam balanço do mutirão de vacinação

Sob a bandeira da vacinação, os chefes dos executivos estadual e municipal confirmaram que a dobradinha deve se repetir nos próximos dias, quando está programado um novo mutirão de vacinação para a população de 35 a 39 anos

Por

Como há muito não se via em uma solenidade conduzida pelo governador do Amazonas e pelo prefeito de Manaus, Wilson Lima (PSC) e David Almeida (Avante) protagonizaram um evento repleto de cortesias e afagos de ambos os lados. Sob a bandeira da vacinação, os chefes dos executivos estadual e municipal confirmaram que a dobradinha deve se repetir nos próximos dias, quando está programado o um novo mutirão de vacinação para a população de 35 a 39 anos.

Em clima amigável, os gestores apresentaram o balanço do mutirão de vacinação contra a Covid-19, realizado no último fim de semana em Manaus. Durante a coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 14/6, na sede da Prefeitura de Manaus, o clima amistoso entre eles sugeriu uma possível busca de Lima por apoio político de Almeida para as eleições estaduais do ano que vem.

Wilson Lima, em seu discurso, falou que o Governo do Amazonas só irá conseguir avançar se houver parcerias e entendimento entre as autoridades e que é preciso que os poderes, dentro de cada atribuição, estarem unidos para enfrentar os problemas de Manaus e do Amazonas.

O governador sugeriu que juntos, ele e David, podem dar melhores resultados do que as gestões que lhes antecederam. Lima afirmou que “os problemas enfrentados hoje pela capital e Estado são reflexos de anos de más administrações políticas e que juntos, prefeitura e governo, irão consertar”.

“O que os caras fizeram ao longo de 35 ou 40 anos nós vamos consertar, nós vamos corrigir e essa é uma oportunidade que nós não vamos perder. O Estado do Amazonas e Manaus já são uma cidade e um estado melhor, principalmente na área da saúde. Os avanços que tivemos são significativos. David, conte sempre com meu apoio, meu irmão”, declarou Lima.

Sem alinhamento – Se Wilson Lima foi convidativo, David Almeida foi reticente. O prefeito afirmou que Manaus está superando as dificuldades porque está realizando uma gestão compartilhada, mas pontuou que mesmo com ações integradas não existe alinhamento político.

“O governador não vai para um lado e o prefeito para outro. O governador e o prefeito remam juntos para o bem-estar da população, sem alinhamento político. Respeitando a sua autoridade, governador, e dizendo que a Prefeitura está de portas abertas e de mãos estendidas. Obrigada pela ajuda que o governo deu a Prefeitura de Manaus. É assim que se trabalha”, defendeu Almeida.

Resultado do mutirão – O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus anunciaram a vacinação de 141.733, em 34 horas de trabalho ininterruptos. O “viradão”, que iniciou na manhã de sábado, 12/06, e encerrou no fim da tarde de domingo, 13/06, envolveu esforços de 4,5 mil servidores estaduais e municipais nos 57 postos de vacinação.

A mobilização também acelerou a vacinação de pessoas na faixa etária de 40 a 51 anos, que compreendem uma população estimada de 214 mil pessoas.

Próximo mutirão – Ao longo da coletiva, Wilson Lima e David Almeida anunciaram que as equipes técnicas estão realizando planejamento para um novo mutirão de vacinação, desta vez para a população de 35 a 39 anos. O Amazonas vai receber mais uma remessa de aproximadamente 44 mil doses de vacina que serão entregues para Manaus.

Na ocasião, a secretária Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, ressaltou que o calendário de vacinação é dinâmico e as equipes técnicas iriam fazer avaliação para anunciar um novo calendário de vacinação.

“Está acontecendo a vacinação de grupos prioritários determinado pelo Ministério da Saúde (MS). Em paralelo, Manaus conseguiu cumprir praticamente 100% de todas as metas do MS, e por isso pudemos antecipar esse grupo dos 40 anos, fazendo remanejamento de doses. Precisamos fazer com muita cautela o balanço de doses para que em breve possamos anunciar o cronograma de vacinação”, declarou a titular da Semsa.

O novo calendário de vacinação deve ser informado ainda nesta segunda-feira.

—-

Por Lana Honorato

Fotos: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -