29.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Prefeito vai à Brasília tratar sobre ataques criminosos e criação da Secretaria Municipal de Defesa Social

David Almeida estará em Brasília nesta terça-feira para encontros com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para falar sobre criação da secretaria

Por

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) estará nesta terça-feira, 8/6, em Brasília para reunião com representantes do Governo Federal para tratar de assuntos relacionados à cheia histórica do rio Negro, à revitalização de Unidades Básicas de Saúde (UBS) atingidas pelos ataques criminosos do último final de semana e também encontrará com gestores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que financia guardas municipais armadas.

Nesta segunda-feira, o prefeito anunciou o envio à Câmara Municipal de Manaus (CMM) de uma proposta de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social. A nova secretaria, conforme anunciou David Almeida, será comandada pelo delegado aposentado da Polícia Federal, Sérgio Fontes.

Conforme projeto enviado à CMM, a secretaria será destinada a pronta-resposta da Prefeitura de Manaus a situações limites como as registradas em Manaus no final de semana.

“Até quarta-feira, estamos enviando à Câmara Municipal de Manaus uma mensagem para a criação da Secretaria de Defesa Social, a partir da qual vamos iniciar também o armamento da nossa Guarda Municipal, para que nós possamos também, como prefeitura, mesmo não sendo atribuição nossa, dar uma ajuda na Segurança Pública de Manaus, resguardando os prédios públicos e ajudando na sensação de segurança da população”, afirmou Almeida.

De acordo Almeida, no total, serão 700 militares destinados para a Defesa Social, sendo 480 guardas municipais e mais 220 policiais militares, que serão cedidos a partir de convênio da prefeitura com o Estado.

“A nossa Guarda Municipal será treinada pela Polícia Militar. Essa secretaria terá Corregedoria, vamos ter viaturas e um quartel general integrado ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC)”, explicou.

 

— —

Da Redação

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -