29.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Rio Negro alcança recorde histórico em Manaus neste domingo, 30/5

O rio Negro atingiu neste domingo, 30/5, 29,97 metros e igualou à cheia histórica registrada em 2012, a maior dos últimos 119 anos em Manaus. O prefeito David Almeida (Avante) realizou uma entrevista coletiva, no Porto de Manaus, para anunciar o fato histórico

Por

O rio Negro atingiu neste domingo, 30/5, 29,97 metros e igualou à cheia histórica registrada em 2012, a maior dos últimos 119 anos em Manaus. O prefeito David Almeida (Avante) realizou uma entrevista coletiva, no Porto de Manaus, para anunciar o fato histórico.

“É um dia histórico e Manaus se preparou para isso, fizemos todo um planejamento. Segundo especialistas, o rio continua subindo e certamente iremos ultrapassar a marca de 2012. Espero que o rio pare de subir e que essa água comece a descer, para que a gente possa voltar ao normal na nossa cidade, porém se continuar subindo, a prefeitura está preparada para atender a população”, afirmou.

Almeida anunciou a entrega do Auxílio Enchente, que contemplará as famílias cadastradas, a partir desta terça-feira, 1⁰ de junho.

“Ampliamos os trabalhos e estamos em 15 bairros atendendo a população, dando o suporte necessário em todas as áreas atingidas na nossa cidade. Já na terça-feira (1º), nós pagaremos o Auxílio Enchente. Lembrando que o auxílio que criamos é de R$ 200, para complementar o Auxílio Aluguel”, explicou o prefeito.

Conforme o secretário municipal Chefe da Casa Militar, o tenente William de Oliveira Dias aproximadamente 1.600 áreas da cidade foram catalogadas para que a prefeitura possa fazer as ações necessárias à população.

“Fizemos a catalogação das áreas de risco, bem como o cadastramento das famílias que vivem nessas localidades e que precisam de uma atenção diferenciada nesse momento de cheia. Estamos fazendo as ações necessárias para conter o avanço da cheia”, disse o secretário.

Ações – A Prefeitura de Manaus trabalha com a previsão de que a cheia supere os 30 metros, de acordo com estimativas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em 2012, a cheia atingiu a cota máxima no dia 29 de maio, neste ano o nível registrou a mesma marca um dia depois.

De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, mais de 4 mil famílias, incluindo a zona rural, já foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para serem atendidas, com o apoio do Fundo Manaus Solidária, com cesta básica, kit higiene e dormitório.

Amazonas – Dos 62 municípios do Amazonas, 58 já foram atingidos. Mais de 455 mil pessoas foram afetadas. Segundos dados da Defesa Civil, 14 municípios do Estado estão em situação de alerta, 18 em transbordamento e 26 já decretaram estado de emergência.

Confira galeria:

— —

Com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação Semcom

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -