27.3 C
Manaus
terça-feira, julho 16, 2024

Mandetta criticou substituição de Tobias por Simone Papaiz na saúde do AM

Durante depoimento na CPI da Covid, no Senado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticou a troca alegando que a falta de continuidade nas ações de saúde interferiu, negativamente, na atenção que o Estado precisava em um momento tão crítico

Por

O depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, na CPI da Covid, no Senado, além de reafirmar que não faltou recursos federais para socorrer o Amazonas durante o primeiro pico da doença, indicou que a mudança no comando da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em um momento crítico da pandemia, prejudicou sobremaneira o gerenciamento da crise no Amazonas.

Mandetta fez referência à substituição do doutor em saúde pública, Rodrigo Tobias pela biomédica paulista, Simone Papaiz. Mandetta criticou a troca, uma vez que a falta de continuidade das ações de saúde no Amazonas interferiu negativamente na atenção que o Estado precisava em um momento tão crítico.

“A impressão que eu tenho é de que lá houve uma interrupção. Eu falava com um secretário e, daqui a pouco, me ligavam e falavam: não, foi demitido aquele, agora vem um outro. Aí entrou uma secretária que não era de lá, que não conhecia a rede, não conhecia o ministério”, afirmou o ex-ministro, numa referência à biomédica paulista Simone Papaiz, que assumiu a secretaria em 8 de abril de 2020.

Rodrigo Tobias ficou como secretário da SES de março de 2019 a março de 2020, já sob o governo de Wilson Lima (PSC) e liderou a saúde do Amazonas no início da crise da pandemia de Covid-19. Ao contrário do que o governador disse ao substituir o pesquisador na época, de que Tobias poderia se dedicar mais ao trabalho de pesquisa e contribuir com estudos sobre a Covid-19, seus trabalhos e posicionamentos enquanto especialista em saúde nunca foram mencionados pelo governo de Lima.

— —

Da Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -