29.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

Cetam oferta mais de 10 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para o interior do Amazonas

Inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet nos dias 19 e 20 de fevereiro

Por

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) publicou edital com mais de 10 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional voltados para moradores do interior do estado. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado do Amazonas e integra a primeira oferta formativa de 2026 para os municípios amazonenses fora da capital.

Mais de 10 mil vagas para 61 municípios do Amazonas

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 10.736 vagas em cursos presenciais distribuídos nos 61 municípios do interior do Amazonas. A proposta busca ampliar o acesso à formação técnica e estimular a geração de emprego e renda nas comunidades.

Os candidatos interessados devem consultar atentamente o edital, disponível no site oficial do Cetam, onde constam todas as regras do processo seletivo, critérios de participação e detalhes sobre os cursos oferecidos.

Inscrições ocorrem em fevereiro e são totalmente online

Imagem: Divulgação/CETAM

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 19 de fevereiro de 2026, a partir das 7h, até 20 de fevereiro de 2026, às 23h59, por meio do portal de inscrições do Cetam.

Nesta edição, o processo contará com o novo sistema unificado de inscrições, que permite simplificar o cadastro e o envio de documentos pelos candidatos.

Cursos abrangem diversas áreas profissionais

  • O edital contempla formações em diferentes setores do mercado de trabalho, incluindo:
  • Gestão e Negócios
  • Ambiente e Saúde
  • Informação e Comunicação
  • Produção Cultural e Design
  • Infraestrutura

Confirmação de matrícula será presencial

A lista dos candidatos pré-inscritos será divulgada no dia 24 de fevereiro de 2026. Aqueles selecionados dentro do número de vagas deverão confirmar a matrícula presencialmente nos dias 25 e 26 de fevereiro, na unidade onde o curso será ofertado.

Para efetivar a matrícula, será necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documentação de escolaridade exigida no edital.

Aulas começam em março

De acordo com o cronograma, o início das aulas está previsto para o dia 16 de março de 2026. A ação faz parte da estratégia de interiorização do ensino técnico e de fortalecimento da qualificação profissional em todo o Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -