29.3 C
Manaus
sábado, fevereiro 1, 2025

Com a maioria dos votos, Davi Alcolumbre volta à presidência do Senado

O senador era considerado o nome favorito na disputa pela cadeira e obteve 73 votos

Por

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional neste sábado (1º). O senador era considerado o nome favorito na disputa pela cadeira e obteve 73 votos.

Com a eleição, Alcolumbre comandará o Senado no biênio 2025/2026. Ainda no fim de 2024, Alcolumbre reuniu o apoio antecipado de 76 dos 81 senadores, o equivalente a 94% da Casa. Essa é a segunda vez que o senador preside a Casa. Anteriomente, David Alcolumbre já havia comandado o Senado em 2019 e 2020.

Apesar de ter sido apontado como um dos favoritos, o senador oficializou a candidatura somente neste sábado. Ele disputou a presidência com os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Durante este sábado, os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciaram à Presidência do Senado.

Em seu discurso, ele destacou que a sua gestão pretende ‘fazer o que é certo’ e afirmou que pretende resistir aos ‘atalhos populistas’. O novo presidente da Casa ainda ressaltou que o objetivo é construir um Brasil melhor para as futuras gerações.

“O futuro nos convoca. Um futuro que exige coragem para enfrentar desafios, experiência para liderar com sabedoria e, acima de tudo, um compromisso inafastável com a democracia. Vamos fazer o que é certo. Vamos resistir aos atalhos populistas: nenhuma das diferentes correntes políticas é puro anjo ou demônio. Evitemos os rótulos e discursos fáceis, as distorções dos debates nas redes sociais e as simplificações mal-intencionadas. Nosso objetivo é muito maior: é construir um Brasil que orgulhe as futuras gerações”, disse.
O senador reforçou o compromisso com a proteção das garantias e prerrogativas dos senadores, com a preservação da independência do Senado, conduzindo o cargo com altivez, sabedoria, calma, mas também com firmeza e independência.

Leia mais: “Quem ganhar, eu vou respeitar”, diz Lula sobre novos presidentes da Câmara e do Senado

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -