As campanhas eleitorais ainda não começaram e os pré-candidatos a prefeito de Manaus já iniciaram o embate no jogo político pela conquista da intenção de votos dos eleitores nas eleições municipais da capital amazonense. A disputa política da vez está entre o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) e o prefeito David Almeida (Avante).
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) utilizou as redes sociais na noite desta segunda-feira (23) para reagir às falas do chefe do Executivo Municipal.
Na postagem, Roberto Cidade observa atentamente o celular, assistindo a um vídeo de uma entrevista do prefeito, pré-candidato à reeleição. Na entrevista, Almeida ‘alfineta’ Cidade, dizendo que os eleitores manauaras terão a chance de avaliar a capacidade administrativa dele [Roberto Cidade] e do governador do estado, Wilson Lima (UB), que indicou o presidente da Aleam como pré-candidato no mês passado.
Em resposta a Almeida, Cidade avisa que o pré-candidato nas eleições de 2024 é ele e não o governador. “Rapaz, o David já enfrentou o governador em 2018 e perdeu a eleição. David, o pré-candidato a prefeito de Manaus agora sou eu, Roberto Cidade. Guarde seu rancor. Isso não faz bem para você, isso não faz bem para Manaus”, disparou Cidade.
O deputado destaca ao prefeito que guarde o rancor e deixe de lado a divisão política. ‘Manaus precisa de união, de pessoas que queiram somar ao invés de dividir. Vamos somar forças e mandar para casa a turma que só quer dividir Manaus’, concluiu.
Ver esta publicação no Instagram
O Convergente noticiou na semana passada que, durante questionamentos em entrevista ao Amazonas Atual na quinta-feira (18), o prefeito David Almeida (Avante) fez um comentário aos jornalistas sobre o presidente da Aleam e o governador do estado: “Ele optou por lançar um candidato dele”, disse David Almeida sobre o apoio de Wilson Lima a Roberto Cidade.
Ver esta publicação no Instagram
Pesquisas
Conforme a última pesquisa do Instituto Pontual, em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), estão tecnicamente empatados. Alberto Neto detém 9,1% das intenções de voto, enquanto Roberto Cidade segue de perto com 9%.
Por outro lado, a menor taxa de rejeição é atribuída a Roberto Cidade, com apenas 5,3%, seguido por Alberto Neto, com 5,8%. Os eleitores que preferiram não opinar registraram 12,2% de abstenção. Quanto aos votos brancos e nulos, representam 4,7% da amostra.
Foram entrevistados 1.066 eleitores em 63 bairros distribuídos em seis zonas da capital, no período de 12 a 16 de abril. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09521/2024, em conformidade com a legislação vigente e seguindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.
Ilustração/Foto: Marcus Reis/Reprodução/Instagram/robertocidadeam
Leia mais: Marcos Martins domina pesquisa com margem confortável em Uarini