26.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Congresso Nacional é invadido por manifestantes bolsonaristas

Uma quantidade expressiva de manifestantes conseguiu subir a rampa do Congresso na tarde deste domingo, 8/1. O grupo conseguiu invadir o prédio

Por

Na tarde deste domingo, 8/1, manifestantes bolsonaristas furaram um bloqueio, entraram na Esplanada e invadiram o Congresso Nacional, em Brasília.

O Portal O Convergente recebeu, com exclusividade, vídeo dos manifestantes momentos antes da invasão do Congresso Nacional. Imagens que circulam em redes sociais mostram que uma quantidade expressiva de manifestantes conseguiu subir a rampa do Congresso Nacional.

Em entrevista à CNN, o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente interino do Senado, confirmou que manifestantes conseguiram invadir o prédio do Congresso. Segundo o senador, os manifestantes chegaram ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e há um grupo tentando invadir o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco afirmou em publicação no Twitter que conversou há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contato permanente.

“O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, disse Rodrigo Pacheco no post.

Ainda à CNN, o vice-presidente da Câmara Luciano Bivar afirmou que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e com Anderson Torres, responsável pela segurança pública do Distrito Federal, ex-ministro da Justiça.

Segundo Bivar, haverá reforço da Polícia Militar, novos contingentes estão sendo enviados neste momento ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. Ele considerou essa invasão como “um desrespeito ao Congresso Nacional e ao Poder Legislativo”.

Ainda sem se manifestar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, monitora situação e ligou para Ibaneis para cobrar reforço de segurança.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Araraquara, no interior de São Paulo, neste momento, em viagem por ocasião das chuvas que afetam a cidade paulista.

Força Nacional – O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou, no sábado, 7/1, o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até a próxima segunda-feira, 9/1.

A portaria foi publicada hoje para “proteção da ordem pública e patrimônio público e privado” da Rodoviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.

No sábado, o governo do Distrito Federal também fechou o acesso à Esplanada dos Ministérios e escalou viaturas da Polícia Militar para a região do Setor Militar Urbano.

—–

Da Redação com informações da CNN

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -