Durante debate de presidenciáveis na Globo, na noite desta quinta-feira, 29/9, a candidata Simone Tebet ( MDB) disse que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), mente ao dizer que no Brasil não tem desmatamento e queimadas e dizer que o tema é “uma briga de narrativas, de informações” porque o agronegócio esta cobiçado.
“É impressionante. Mente tanto que acredita na própria mentira. Mas vamos lá. O mundo virou as costas pra o Brasil porque o presidente apoia projetos que são verdadeiros retrocessos. Quer destruir a Amazônia. A Amazônia e o meio ambiente é vida. E significa mais comida na mesa do brasileiro”, disse Tebet após citação de Bolsonaro.
Citação de Bolsonaro, sobre o assunto ser apenas narrativa para prejudicar o sistema de agronegócio, foi feita após Simone Tebet questionar o que ele faria de diferente uma vez que, segundo ela, o governo de Bolsonaro “foi o que mais deixou biomas, florestas” e o “pantanal queimarem”.
“O seu governo cuidou e protegeu mineradores e madeireiros. Você, nesse aspecto, foi o pior presidente da história do Brasil. O que faria de diferente?, questionou Tebet a Bolsonaro.
Em resposta o atual presidente disse não ser verdade o que a candidata afirmou na pergunta.
“Não é verdade o que a senhora esta falando aqui. Nós temos no Brasil dois terços da floresta preservada. Da mesma maneira quando Pedro Álvaro Cabral chegou aqui. Nós somos exemplo par ao mundo. Nós somos um dos países, agora com a décima melhor economia do mundo, que menos emite gases. A senhora deve ter um pouquinho de noção de tamanho, do que é a nossa floresta amazônica. Como tomar conta disso tudo?”, respondeu Bolsonaro ao afirmar ainda que no “corrente ano não tivemos noticia de incêndio”.
— —
Da Redação
Foto: Reprodução/ TV Globo