O afastamento político entre o prefeito David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) parece ter chegado ao fim. Em entrevista, o prefeito de Manaus afirmou que os dois tem ‘retomado as conversas’ após as eleições municipais.
Anteriormente, O Convergente já havia noticiado a aproximação entre o governador e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante). Wilson Lima e David Almeida estiveram afastados por conta da disputa eleitoral em 2024, quando Almeida concorreu à reeleição e Lima indicou um nome para a disputa.
Em entrevista ao A Crítica Podcast, o prefeito de Manaus revelou que a reaproximação entre eles ocorreu por interesses administrativos, com surgimento de acordos entre os governos.
“Estava algum tempo sem me relacionar com ele administrativamente. Semana passada tive uma conversa com ele e tratei alguns assuntos pertinentes ao compromisso que fizemos há dois anos atrás. Surgiu a oportunidade dos acordos serem firmados”, comentou o chefe municipal.
Cenário político
Em novembro, o diretor do Instituto Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, já havia analisado a possibilidade da retomada da aliança entre os dois políticos, em entrevista para o programa Debate Político, do O Convergente.
Um dos cenários analisados por ele foi a possibilidade de David Almeida disputar a eleição de 2026 como candidato ao Governo do Amazonas, formando assim uma possível chapa com Wilson Lima – que é um forte nome para concorrer ao Senado, segundo bastidores político – ou até mesmo o governador apoiar a possível candidatura do senador Omar Aziz (PSD) ao governo.
“Do outro lado você tem o Wilson Lima. Ele pode escolher compor forças com o próprio David Almeida, mas também pode compor para um dos principais nomes dos bastidores que hoje trabalha para ser governador do Estado, que é o senador Omar Aziz”, pontuou.
Leia mais: Bastidores: David Almeida coloca Fernanda Aryel como condição para apoiar candidato ao Governo