Após a cerimônia de posse dos eleitos, os vereadores da nova legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizam a escolha da nova Mesa Diretora, para o biênio 2025-2026, nesta quarta-feira (1º).
A eleição da nova Mesa Diretora da CMM ocorre no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal.
Somente dois vereadores colocaram o nome à disposição na disputa: David Reis (Avante) e Rodrigo Guedes (PP). Nos bastidores políticos, há rumores de que David Reis conta com o apoio da maioria dos 41 vereadores.
O nome do vereador do Avante foi escolhido pelo próprio prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). David Reis já esteve a frente da CMM, em uma gestão marcada por polêmicas.
Dos 41 vereadores que compõem a nova legislatura da Câmara, cerca de 20 vereadores compõem a base da Prefeitura de Manaus, levando em consideração a formação do arco de alianças da reeleição de David Almeida. Os demais formam a oposição da Prefeitura, além de vereadores que já se posicionaram independentes.
Ou seja, com esse cenário, caso David Reis vá a concorrer à presidência da CMM, tem a maioria para conseguir ocupar o cargo novamente, em 2025.
Do outro lado, Rodrigo Guedes é oposição à candidatura de Reis. Na legislatura passada, foi um dos vereadores que denunciava possíveis irregularidades da administração da CMM, incluindo indo contra alguns projetos apresentados pela própria Mesa Diretora, liderada por Reis.
Na última sessão plenária de 2024, o vereador afirmou que o objetivo é fazer a Câmara de Manaus ser independente e com uma gestão coletiva. “Quem quer que a Câmara não seja nem a favor e nem contra a Prefeitura, mas seja independente, uma gestão coletiva com os vereadores de Manaus, deixo meu nome à disposição”, disse.