27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Dos sete candidatos a prefeito de Manaus, três têm registros deferidos pelo TSE

Apesar de todos estarem concorrendo ao pleito municipal, os requerimentos das candidaturas são apreciados pelo juiz Rafael da Silva Raposo, que preside a eleição em Manaus no TRE-AM

Por

Nas eleições municipais deste ano, os eleitores manauaras terão sete candidatos a prefeito. Após as convenções que oficializaram seus nomes, a Justiça Eleitoral ainda analisa a situação de cada um deles. Dos sete que concorrem ao cargo majoritário, três tiveram os registros de candidatura confirmados.

De acordo com o sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza) tiveram a “situação de candidatura” deferida.

Conforme o TSE, eles estão com “candidatura regular, com dados e documentação completos, que atendeu aos requisitos para concorrer e cujo pedido já foi julgado pela Justiça Eleitoral”, segundo consta do sistema.

Os demais candidatos Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Roberto Cidade (UB) ainda aguardam julgamento. No entanto, o status no sistema informa “candidatura cujo pedido ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral”.

Apesar de todos estarem concorrendo ao pleito municipal, os requerimentos das candidaturas ainda serão apreciados pelo juiz Rafael da Silva Raposo, que preside a eleição em Manaus no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), conforme determina o TSE. A aprovação do registro confirma a participação dos candidatos na eleição para o cargo.

Confira também:

O Ministério Público Eleitoral, por meio da 69ª Zona Eleitoral, em Itamarati, interior do Amazonas, recomendou à Justiça Eleitoral a não aprovação do registro de candidatura do Partido Liberal (PL) para as eleições de 2024. O parecer do MPE afirma que o partido não cumpriu a cota de gênero conforme exigida pela legislação eleitoral, que estabelece a reserva de pelo menos 30% das candidaturas para mulheres. A exigência está em conformidade com a Lei nº 9.504/97.

Em consulta ao DivulgaCandContas, o Partido Liberal apresentou nove candidatos a vereador no município. Desse total, sete são homens e duas mulheres. Os candidatos inscritos no TSE para concorrer à Câmara Municipal são: APereira, Bico, Ecivaldo, Murico, Pedro Kanamari, Prof. Wellington e Sinhá. Como candidatas, apenas Débora e Franciane.

Leia mais: MPE pede impugnação de candidatura do PL em Itamarati por não cumprir cota de gênero
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -